Seduc capacita professores para uso dos aplicativos Google Educação

Para capacitar os professores da rede estadual para a utilização dos novos recursos tecnológicos disponibilizados pelo projeto Google Educação, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) está promovendo a formação destinada aos educadores e futuramente para alunos monitores.

A primeira etapa de capacitações teve início na última semana, no Centro de Formação Profissional Padre José de Anchieta (Cepan), no conjunto Japiim, zona sul de Manaus, e reuniu, inicialmente, um grupo de 21 educadores, representantes de todas as Coordenadorias Distritais de Educação de Manaus. A partir desta semana, as formações serão realizadas em encontros em ambiente virtual e/ou on-line.

Resultado da parceria entre o Governo do Estado e a multinacional Google, o projeto Google Educação (Google Education) beneficiará mais de 16 mil professores e 450 mil alunos da rede estadual de ensino do Amazonas, que passarão a utilizar ferramentas tecnológicas educacionais feitas para a internet pela multinacional.

A diretora do Centro de Formação Profissional Padre José de Anchieta (Cepan) da Seduc, Regina Marieta Chagas, informou que as capacitações são um importante passo para consolidar o uso do novo recurso. "Nós precisamos qualificar os professores para o uso dessas ferramentas em sala de aula. Muitos dos nossos alunos conhecem e utilizam muito bem essas novas tecnologias e o professor precisa ter as habilidades para enxergar no manuseio dessas ferramentas a possibilidade de trabalhar os conteúdos da educação básica da melhor forma possível. Esse é nosso maior objetivo", destacou Regina Marieta.

De acordo com um dos professores que coordenam as formações, Tiago Barbosa, essa formação inicial trabalhará os principais conceitos e ferramentas que o professor tem à sua disposição, sempre associando ao uso pedagógico. "Nesse primeiro momento os professores passaram por uma formação piloto e tiveram acesso aos conteúdos e ferramentas disponíveis, como o Google Drive (para documentos, planilhas e apresentações), Google Agenda, Google Acadêmico, Google Books, dentre outros", explicou o professor.

Segundo a diretora do Cepan, serão programados outros encontros para avaliar as perspectivas e considerações dos professores acerca do conteúdo disponibilizado.

Benefícios - Os professores serão os primeiros a ter acesso ao conteúdo através de uma conta pessoal e de um e-mail particular. Pela conta, o usuário acessa os conteúdos e ferramentas disponíveis, dentre os quais: Google Drive (para documentos, planilhas e apresentações), Google Agenda, Google +, Google Translater (tradutor), Google Maps, Google Acadêmico, Google Books, dentre outros.

CRÉDITO DAS FOTOS: EDUARDO CAVALCANTE/ASSCOM SEDUC-AM


Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato