11 de abril de 2015

Fécula de mandioca é alternativa de produção agrícola no Amazonas

Com objetivo de incentivar a produção de fécula de mandioca no município de Autazes (a 113 quilômetros de Manaus), o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Produção Rural e Sustentabilidade (Sepror) e do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) está buscando alternativas para comercialização do produto no Amazonas e mecanizando áreas para expandir a produção de mandioca.


A ideia é investir no potencial da comunidade Cajuçara, onde a Cooperativa de Produção Agrícola Mista do Jatuá já trabalha com a produção de fécula. Para isso, estiveram reunidos na manhã desta quinta-feira, 9 de abril, o secretário da Sepror, Sidney Leite, o diretor-presidente do Idam, Edimar Vizolli, o presidente da cooperativa Emília Valente e técnicos da área para verificar mecanismos de comercialização do produto e quais as dificuldades enfrentadas pela cooperativa durante o processo de produção do alimento.


Para o titular da Sepror, Sidney Leite, o Governo do Amazonas está empenhado não apenas em alavancar a produção agrícola do Estado. "É importante pensar também no meio ambiente e no destino dos resíduos não utilizados no beneficiamento", frisou.  


"Em todos os municípios do Amazonas os mais de 90 mil agricultores familiares assistidos pelo Idam trabalham com o cultivo da mandioca, e para melhorar a produtividade temos que ampliar as tecnologias, humanizar e facilitar as práticas de campo, como é o caso da mecanização agrícola que viabiliza áreas mais produtivas e incentiva a produção de alimentos sustentáveis, evitando o desmatamento", disse Vizolli, ao ressaltar, que também é importante estimular a diversificação do produto.


De acordo com a presidente da Associação Emília Valente, os produtores ainda encontram algumas dificuldades na hora de beneficiar e escoar o produto. Segundo ela, é necessário investir na abertura e conservação dos ramais e encontrar alternativas para o aproveitamento do resíduo líquido e cascas. "Graças ao apoio dos técnicos do Idam estamos conseguindo produzir a fécula. Também fomos beneficiados com capacitação de produtores e orientações sobre comercialização", disse.


Projeto de Mecanização - No município de Autazes a área mecanizada compreende 30 hectares. Inicialmente os municípios envolvidos no projeto e que recebem as atividades de mecanização (destoca, gradagem e aração) são Barcelos, Santa Isabel do Rio Negro, São Gabriel da Cachoeira, Manacapuru, Tefé, Uarini, Nova Olinda do Norte, Apuí, Manaquiri e Autazes. Ao todo, será mecanizada uma área total de 512 hectares.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

A loja mais completa e o crediário mais fácil da cidade.

A loja mais completa e o crediário mais fácil da cidade.
Vem pro Chora!

Pedidos On Line

Pedidos On Line

RIFÃO

RIFÃO
Mil reais Compra chora Pra Vender Fiado 1 ano de academia 1 Jantar a dois no shushiburger 1 Pct redução de medidas (5 sessoes massagem modeladora) Companhia de Estética e Beleza Magras 1 look Ele&Ela 1 ano academia SuarFit 1 combo suplementos Farma Norte (Cafeina, BCCA e Whey) 1 pacote cilios fio a fio natural +design de sobrancelhas completo + depilação: buço+axilas (Espaço beleza Joyce Nascimento) 1 Bronzeamento (Joyce Bronzeamento)

Vem pro Mundo das Delícias!

Vem pro Mundo das Delícias!
#LorinhoPizzaeSorvete PizzaDelivery: (97)9 8117-4097 (97) 9 8408-8097 (97) 9 8127-2257 (97) 9 9164-3178 3561-9474 97 8117-4097 (Whatsapp)