Audiência discute impactos da Lava Jato na economia do País


As comissões de Fiscalização Financeira e Controle; e de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados realizam audiência pública nesta quarta-feira (22) para discutir os impactos na atividade econômica nacional e no índice de emprego do Brasil causados pela Operação Lava Jato, que investiga fraudes na Petrobras.


O deputado Valtenir Pereira (Pros-MT) pediu o debate por considerar que é urgente construir alternativas “para garantir a retomada dos investimentos e, assim, evitar a bancarrota das maiores empresas de engenharia do País, e garantir que os empregos por elas gerados sejam protegidos, sem esquecer, é claro, o total apoio à punição dos corruptos”.

Pereira destaca que as investigações da operação da Polícia Federal já causaram a suspensão formal da contratação pela Petrobras de 25 empresas no Brasil, entre elas 13 construtoras envolvidas nas mais importantes obras de infraestrutura econômica e em grandes empreendimentos do setor de petróleo e gás. Ele acrescenta que são 144 empreendimentos que somam R$ 420 bilhões de investimentos. Além disso, o deputado afirma que até mesmo empresas que não são investigadas estão sofrendo com a suspensão do crédito pelos bancos, fundos de pensão e de investimentos e a interrupção de pagamentos pela Petrobras.

O parlamentar cita reportagem apontando a demissão de 5,7 mil trabalhadores na construção da refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, e mais de 20 mil trabalhadores em 38 empresas em 7 estados como uma amostra dos efeitos da Lava Jato na economia.

Comentários