Atendimento de orientação, acompanhamento e emissões de documentos para pessoas com deficiência

Em Destaque
Por -
0

Na sede do órgão, é possível dar entrada na concessão do Passe Livre Municipal e tirar 1ª e 2ª vias da carteira de identidade e agendar um atendimento em Libras



A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped) disponibiliza em seu atendimento o encaminhamento para obtenção do Passe Livre Municipal para pessoas com deficiência. Trata-se de uma parceria entre a Seped e a Superintendência Municipal de Transporte Urbano (SMTU). Para obter o Passe Livre Municipal é necessário estar munido dos seguintes documentos: Carteira de Identidade ou Certidão de Nascimento, comprovante de endereço e laudo médico, com o CID que ateste a deficiência do requisitante.



Outro serviço que pode ser solicitado na Secretaria é a emissão de 1ª e 2ª vias da carteira de identidade (RG), todas as quartas-feiras. A ação também faz parte de uma articulação entre a Seped e a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), por meio do Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo, da Policia Civil.



Para fazer a aquisição do documento, basta levar a pessoa com deficiência à sede da Seped (avenida Mário Ypiranga Monteiro, nº 1.600, Adrianópolis, zona centro-sul), munida de cópias e originais da Certidão de Nascimento ou Casamento, comprovante de endereço e 3 fotos 3x4. Em caso de menores de idade, deve-se levar os documentos dos pais ou responsáveis. Em casos de impossibilidade de deslocamento da pessoa com deficiência, a Seped poderá atender em domicilio com agendamento prévio pela SEPED.



No setor de Atendimento da Seped também se realiza o cadastro da pessoa com deficiência no banco de dados estadual da Pessoa com Deficiência; tira-se dúvidas acerca dos seus direitos; dá-se orientações para obtenção da concessão do Beneficio de Prestação Continuada (BPC) para pessoas com deficiência junto ao INSS; recebe-se currículos profissionais e laudo médico de pessoas com deficiência para encaminhamento ao mercado de trabalho. No setor, também são disponibilizadas orientações para inserção no Programa Viver Melhor Atividades Motoras e orientações para a obtenção do cartão para estacionamento preferencial junto ao Manaustrans. O setor funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.



Libras - Outro atendimento que é disponibilizado na sede da Seped é a Central de Intérpretes de Libras do Amazonas (Cilam), destinado a pessoas surdas. A central realiza atendimento in loco por meio de agendamento prévio. A pessoa surda pode realizar o agendamento para consultas médicas, jurídicas, trabalhistas, audiências, recadastramento biométrico na Justiça Eleitoral e outras situações que se faz necessário a presença de um intérprete de Libras.
Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)