Amazonas abre negociações para expansão das relações comerciais com países da Liga Árabe

Em Destaque
Por -
0
A produção de alimentos e a indústria incentivada da Zona Franca de Manaus são os principais pontos da proposta de expansão das parcerias comerciais entre o Amazonas e os países árabes. 

O governador do Estado, José Melo, abriu as negociações para o fortalecimento do intercâmbio econômico durante reunião nesta quarta-feira, 8 de março, com o Conselho de Embaixadores e a Câmara de Comércio Árabe do Brasil, que representam os 22 países da Liga Árabe.

Os diplomatas iniciaram pelo Amazonas a agenda de viagens ao Brasil com a finalidade de prospectar novos investimentos e ampliar as parcerias comerciais bilaterais. Outros três Estados devem receber a comitiva, segundo a programação para este ano. Para a missão no Amazonas vieram 16 embaixadores e representantes de negócios internacionais dos países da Liga Árabe. Eles preparam o terreno para a vinda de empresários e investidores e buscam atrair o empresariado amazonense a investir em seus países. O governo amazonense vai formar delegações para esmiuçar os potenciais de trocas econômicas e visitar os países. O grupo será formado por técnicos de pastas de áreas de interesse das parcerias, como a produção rural, o turismo e o meio ambiente.

"Agora vamos fazer delegações que vão visitar os países e conversar com os investidores. Os embaixadores vêm abrir as portas para os investidores gerarem negócios, para que os interesses convirjam gerando emprego, renda e produção. Tenho confiança de que dessa reunião surgirão investimentos fortes na indústria de produção de proteína e criação de peixe, que é o nosso maior sonho", afirmou José Melo.

A piscicultura dominou as conversas com os embaixadores árabes. O tema da produção de alimentos é o grande interesse dos grupos, e também engloba a fruticultura. O governador destacou os avanços alcançados pelo Estado na área da piscicultura a partir do domínio das técnicas de criação em cativeiro de cinco espécies, entre elas o Matrinxã, o Tambaqui e o Pirarucu. Além de incentivar os produtores rurais com subsídios, o Governo do Amazonas vislumbra a industrialização do pescado para atender o consumo interno e abastecer o mercado brasileiro e internacional. "Estamos projetando fortes investimentos para alavancar o setor, e o grande diferencial é a perspectiva de industrialização", disse.

José Melo garantiu aos embaixadores a segurança dos investimentos no Estado e disse que a prorrogação da Zona Franca pelos próximos 50 anos permite que o empresariado possa abrir negócios com a perspectiva de retorno em longo prazo, o que reduz os riscos financeiros. "Essa é a terceira visita que fazem ao nosso Estado. Os embaixadores trazem uma luz com a perspectiva de investimentos na Zona Franca e em novos nichos, como a piscicultura. Não se trata de uma visita diplomática, mas da abertura de horizontes para que as atividades comerciais, de serviços e industriais sejam pavimentadas", disse o governador.

Embaixador da Palestina e decano do Conselho de Embaixadores, Ibrahim Alzeben, afirmou que as parcerias na piscicultura são viáveis e atendem ao interesse dos países árabes pela produção de alimentos.  De acordo com Alzeben, a Liga pretende montar um grupo no Estado para trabalhar com os empresários e o governo nas propostas consideradas mais viáveis.

As relações comerciais do Amazonas com os países árabes são pequenas. Ano passado, o Estado exportou algo em torno de US$ 3,2 milhões e importou US$ 17 milhões, segundo dados do Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC). Entre os itens, estão produtos como motocicletas, lâminas de barbear e aparelhos celulares. A maioria dos países não possui relações comerciais com o Estado. É o caso do Sudão, Mauritânia, Omã, Palestina, Argélia, Iraque, Líbia e Bahrein.

Segundo o Embaixador, a ainda tímida relação econômica com o Estado tinha a ver com o pouco conhecimento das potencialidades do Amazonas. "Acreditamos que esse Estado tem potencialidades que ainda não estavam descobertas. É um tesouro da humanidade, e por isso estamos aqui pela segunda vez. Essas indicações do governador abrem horizontes, e acho que temos mais que petroquímicos a oferecer e bem mais que peças de câmbio, que este Estado nos oferece", ressaltou.

Para o presidente da Câmara de Comércio Árabe, Marcelo Nahib, o Amazonas possui condições atrativas para os empresários árabes que buscam diversificar seus negócios. "A relação com o Amazonas ainda é incipiente, levando em conta o potencial do Estado, o nível de desenvolvimento e os empreendedores locais. A câmara de comércio há mais de 50 anos vem fazendo esse trabalho de aproximação com o Brasil e aprendemos que para o comércio seja crescente precisa acontecer nos dois sentidos", disse.

Além de diversificar os investimentos no Brasil, eles também esperam atrair empresas brasileiras para desenvolver atividades em países árabes. O caderno de oportunidades será apresentado aos empresários amazonenses na tarde desta quarta-feira, durante reunião na Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam). No final da manhã, os embaixadores se reuniram, ainda, com o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto.

Os embaixadores permanecem no Amazonas até a quinta-feira. Nesse período, eles conhecem regiões turísticas como o Encontro das Águas e assistem a espetáculos culturais no Teatro Amazonas.









FOTOS - HERICK PEREIRA / SECOM



Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)