STF autoriza casal gay do Paraná a adotar crianças

Em Destaque
Por -
0
Da esquerda para a direita: David, Felipe, Jéssica, Toni e Alysson (foto: Franklin de Freitas)

Um casal de homens do Paraná conseguiu o direito de adotar duas crianças. A decisão foi tomada pela ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal, que considerol uma união estável homoafetiva equivalente à entidade familiar. A decisão foi tomada em um recurso extraordinário no começo de março e publicada nesta quarta (18).

Antonio Luiz Martins dos Reis, o Toni Reis, e David Ian Harrad já tinham a guarda provisória de Jéssica, de 11 anos, e Felipe, de 8. Com a decisão, porém, eles passam a ser considerados oficialmente pais das crianças. O Ministério Público (MP) ainda pode recorrer da decisão ou pedir para que o caso seja analisado pelo plenário do STF.

O casal já brigava há algum tempo pelo direito de adotar as crianças (eles já possuem outro filho juntos). Na primeira instância, a Justiça havia concedido o direito da adoção, mas o casal só poderia adotar menina e que tivesse mais de 10 anos de idade.

Como consideraram a delimitação disriminatória, Toni Reis e David Harrad recorreram e o Tribunal de Justiça do Paraná entendeu que a adoção seria livre, sem perfil de criança. Foi a vez, então, do MP recorrer, desta vez ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), que também não concordou com limitações, e ao STF. O MP sustenta que união estável não se equipara à unidade familiar, uma vez que o artigo 226 da Constituição diz ser “reconhecida a união estável entre o homem e a mulher como entidade familiar".

A notícia sobre a adoção vem em um momento de alegria para o casal. É que Toni e David irão completar 25 anos de união no próximo dia 29 de março. Conheça (ou relembre) a historia do casal em reportagem publicada pelo Bem Paraná no final de fevereiro.
Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)