Projeto salva produção alimentar de populações ribeirinhas durante enchentes

Em Destaque
Por -
0


    


Trabalho faz parte do plano de ações da OTCA e já beneficiou 22 mil pessoas

As constantes cheias nas regiões Amazônicas deixam populações ribeirinhas sem fonte de renda e alimento, causando situações de calamidade pública nos municípios. Nesses períodos, é comum que produtores da região percam toda a plantação e fiquem sem poder cultivar durante quatro ou seis meses.

Nesse cenário, a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), organismo intergovernamental que reúne oito países da Bacia Amazônica, desenvolveu, em parceira com diversas comunidades, um projeto que prevê a construção hortas em plataformas elevadas e permite o cultivo de alimentos durante enchentes extremas. Além disso, o projeto inclui tanques de redes no solo, para aumentar a produção de peixes, em municípios localizados em áreas com planícies inundáveis na região Amazônica, as chamadas Florestas de várzea. Com isso, mais de 22 mil habitantes da região puderam manter a produção alimentar de hortaliças e a pesca durante os períodos de cheias.

O Diretor Executivo da OTCA, Embaixador Mauricio Dorfler, explica que todos os trabalhos da organização são feitos com foco na população local. "A OTCA entende a vida como eixo central do seu trabalho, estuda e gera soluções a longo prazo para as comunidades em que atua. Buscamos alternativas para a população regional, trabalhamos para que haja um equilíbrio e harmonia entre o homem e a natureza, acreditando que  deve-se respeitar essa tão frágil relação", diz. 

As Florestas de várzea da Bacia Amazônica estão localizadas na região que fica entre o Brasil e o Peru. Por isso, o projeto-piloto foi implantado nas comunidades brasileiras de Tapará Grande, Urucurituba e Igarapé do Costa, do Município de Santarém (Pará), e nas comunidades peruanas São Jacinto e São Regis, localizadas na Reserva Nacional Pacaya Samiria, Província de Nauta (Departamento de Loreto).

O projeto comprova que regiões inundáveis podem ser cultivadas durante os períodos de cheias, aproveitando a riqueza e a biodiversidade do ecossistema de forma produtiva, por meio de agrotecnologias inovadoras. Tais práticas possibilitam a inclusão das comunidades ribeirinhas em mercados pouco explorados durante eventos climáticos extremos, como a cheias.

Dia Mundial da Água

O trabalho de hortas elevadas e piscicultura inovadora faz parte do projeto GEF Amazonas – Recursos hídricos e mudanças climáticas, que trata da gestão sustentável e integrada dos recursos hídricos transfronteiriços e é uma das principais frentes de ações da OTCA.

Diante do seu compromisso e responsabilidade na preservação e conservação dos recursos hídricos da região Amazônica, a OTCA define em sua agenda estratégica ações com objetivo de facilitar e promover a conservação, proteção e uso sustentável dos recursos hídricos da Amazônia.

O Secretário-Geral da OTCA, Embaixador Robby Ramlakhan, explica a relevância da preservação desses recursos, principalmente, devido à importância da água para a vida na Bacia Amazônica.

"Sabemos que não existe vida sem água e que a demanda por água potável aumenta continuamente, porém os recursos são limitados e esticados até seu limite. Além disso, as variabilidades e mudanças climáticas podem ter efeitos graves no abastecimento de água doce necessários para atender às nossas necessidades diárias. Portanto, a OTCA prevê a proteção e provisão de água doce na Amazônia. Para isso, desenvolveu o programa para atingir esse objetivo", afirma.

Nesse sentido, a OTCA preparou um comunicado sobre o Dia Mundial da Água, celebrado no próximo dia 22 de março, que assume um significado especial em função da importância da água para a vida na Bacia Amazônica.

A OTCA

A Organização do Tratado de Cooperação Amazônica é um organismo internacional criado em 1998 que, por meio de sua Secretaria Permanente (SP), trabalha nos procedimentos do Tratado de Cooperação Amazônica (de 1978) e na dinâmica da execução de suas decisões.

A OTCA atua em programas de ações estratégicas que propõem um manejo integrado e sustentável aos recursos hídricos que o rio Amazonas fornece. Assim, colabora para o enfrentamento dos desafios das mudanças climáticas que os ameaçam.

A partir de estudos qualificados, executa projetos-pilotos com foco nas potencialidades econômicas geradoras de renda e oportunidade para a região amazônica, proporcionando a efetiva cooperação dos países-membro.

Os países da região amazônica que integram a OTCA são: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela. Esses oito países possuem cerca de 20% das reservas mundiais de água doce, que estão concentradas na vasta bacia amazônica e sua rede de afluentes, composta por milhares de rios, dos quais 25 mil são totalmente navegáveis, fato que lhes confere um grande valor econômico.

A OTCA promove a cooperação regional, identificando em cada país-membro suas capacidades, conhecimentos e tecnologias. A partir desses potenciais, detecta quais as prioridades do desenvolvimento da região Amazônica e atua para uma cooperação positiva entre as nações.

Mais informações:





Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)