Pós-protestos: Dilma chama Temer para participar do comitê político

Em Destaque
Por -
0


A presidente Dilma Rousseff deu uma demonstração hoje que os protestos ocorridos neste domingo afetaram sua forma de governar. Atendendo o conselho do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma convido,u pela primeira vez neste mandato, o vice-presidente Michel Temer para uma reunião do Conselho Político. Lula tinha dito a Dilma que ela precisaria fazer mais política e se aproximar dos políticos. O ato também demonstra que o PMDB saiu fortalecido dos protestos. Afinal Dilma precisa, e muito do partido para governar.

Participaram também da reunião nove ministros. Ela já havia anunciado que faria reuniões de coordenação política com a participação de ministros de diversos partidos para discutir os temas de interesse do governo. Participam do encontro, além de Temer, os ministros de Minas e Energia, Eduardo Braga; das Cidades, Gilberto Kassab; da Aviação Civil, Eliseu Padilha; da Ciência e Tecnologia, Aldo Rebelo; da Casa Civil, Aloizio Mercadante; da Secretaria de Relações Institucionais, Pepe Vargas; da Secretaria-geral da Presidência, Miguel Rossetto; da Defesa, Jaques Wagner; da Justiça, José Eduardo Cardozo; e o assessor especial da presidenta, Gilles Azevedo.

Após a reunião, ministros falaram em manter o diálogo com setores políticos e movimentos sociais e em buscar convergência de propostas e ações. “Venho deixar claro que o governo está inteiramente aberto ao diálogo e assume como postura central o diálogo com todas as forças sociais, e pouco importa se são forças sociais que apoiam ou são contra o governo. Pouco importa se são lideranças políticas que apoiam o governo ou se são oposicionistas. O governo está aberto ao diálogo com todos”, disse o ministro da Justiça, Eduardo Cardozo, em entrevista coletiva.

Cardozo disse que a primeira resposta que se dá as manifestações é ouvi-las. Ele reforçou a avaliação de que a indignação contra a corrupção foi a forte reivindicação dos protestos de ontem. O ministro da Justiça explicitou que é hora de buscar convergência para encontrar alternativas no campo da política e da economia.

Para o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, os manifestantes pediram sobretudo o combate à corrupção. Ele defendeu que o governo tem enfrentado com “humildade” os efeitos da crise econômica e disse que os ajustes feitos ocorreram em função do esgotamento da possibilidade de manter desonerações e subsídios.

Ao responder a pergunta sobre como a presidenta Dilma recebeu as manifestações, o ministro Eduardo Braga lembrou que ela foi presa durante a ditadura militar, portanto, tem fortes valores democráticos. “O estado de espírito da presidente é de uma democrata que se coloca diante de seu povo para responder a desafios”, concluiu.

FONTE: Ceará Agora

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)