Operação ‘Páscoa Feliz’ identifica produtos com irregularidades em estabelecimento comercial na zona leste da capital

Em Destaque
Por -
0
A operação, que iniciou na última segunda-feira, 16, vai realizar até o dia 26 a fiscalização de 14 mil ovos de páscoa em 200 estabelecimentos comerciais na capital e na Região Metropolitana de Manaus

O Instituto de Pesos e Medidas do  Amazonas (Ipem-AM) identificou nesta quinta-feira, 19 de março, durante a operação "Páscoa Feliz", quatro amostras de ovos de chocolates caseiros com irregularidades durante o processo de análise e pesagem feita no Laboratório de Pré-Medidos do Ipem-AM, localizado no Distrito Industrial I, zona sul de Manaus.

Os produtos estavam com falta de indicação de peso, tamanho e marca nas embalagens. Com o resultado, o Ipem-AM enviou uma equipe para retirar cerca de 20 ovos de chocolates das prateleiras do estabelecimento comercial, localizado na zona leste de Manaus, responsável pela comercialização dos produtos. 

O proprietário do estabelecimento terá um prazo de dez dias para apresentar defesa junto ao Ipem-AM. A vistoria da operação "Páscoa Feliz" tem o objetivo de verificar se o peso e as medidas dos produtos estão dentro das normas estabelecidas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). A operação, que iniciou na última segunda-feira, 16, vai realizar até o dia 26 de março a fiscalização de 14 mil ovos de páscoa em 200 estabelecimentos comerciais na capital e na Região Metropolitana de Manaus.

Segundo o diretor-presidente do Ipem Amazonas, Márcio Britto, o órgão intensificou a fiscalização para que nenhum tipo de fraude prejudique os consumidores. "Serão fiscalizados todos os produtos de marcas nacionais, regionais e os caseiros porque sabemos que, nesta época, várias cooperativas se reúnem para fabricar ovos de Páscoa. E temos de ter cuidado porque em anos anteriores identificamos que marcas nacionais estavam comercializando os produtos com peso menor do que o declarado nas embalagens. Temos de fiscalizar para eliminar qualquer tipo de fraude".

Durante a fiscalização, é realizada também a análise dos brinquedos que vêm como brindes nos ovos de Páscoa. Nesse item, é necessário que os acessórios tenham o selo do Inmetro como garantia que o produto foi testado e passou por todos os testes de segurança e qualidade. Em caso de irregularidades nos produtos, será lavrado um auto de infração e as multas variam de R$ 1.200 a R$ 500 mil.

Atentos – Para os consumidores, a fiscalização é importante porque leva em consideração a qualidade dos produtos. Em um supermercado localizado no bairro da Cachoeirinha, zona sul, a industriária Deyse Lopes, 37 anos, comprou os ovos de Páscoa para os filhos, mas antes teve o cuidado de observar as embalagens dos produtos.

"Isso é importante porque nós, que temos filhos, compramos aqueles ovos que vêm com brinquedos. E eu sempre fico de olho se o material corresponde com a faixa etária dos meus filhos para que não venha nada errado e comprometer a saúde deles".
   
Ouvidoria - Para denúncias, dúvidas ou sugestões, o consumidor pode entrar em contato com a Ouvidoria do Ipem-AM por meio do telefone 0800 092 2020, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h (manhã) e das 13h30 às 16h30

CRÉDITO DAS FOTOS: ROBERTO CARLOS/AGECOM

Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)