Ministros entregam a Renan proposta do governo de combate à corrupção

Em Destaque
Por -
0

Os ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo, e das Relações Institucionais, Pepe Vargas, apresentaram na tarde desta terça-feira (17) ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), as propostas do pacote de medidas de combate à corrupção que o governo federal pretende encaminhar ainda nesta semana para o Congresso Nacional.

Segundo Cardozo, as propostas também serão apresentadas para o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), ainda nesta terça. A previsão é de que a presidente Dilma Rousseff apresente o pacote em cerimônia no Palácio do Planalto nesta quarta-feira (18) e encaminhe em seguida ao Congresso Nacional.

"Nós tivemos a oportunidade de apresentar ao presidente do Senado, senador Renan [Calheiros], as propostas que serão amanhã também apresentadas pela presidente da República no que diz respeito ao combate à corrupção e à impunidade", disse Cardozo após o encontro.

"O presidente tomou conhecimento das propostas, mostrou simpatia por aquilo que nós estamos apresentando e tenho certeza de que o diálogo em torno dessas propostas fluirá de forma bastante eficiente aqui no Senado", completou.

Mais cedo, o vice-presidente da República, Michel Temer, ofereceu um café da manhã nesta em sua residência oficial, para debater com ministros e líderes da base governista na Câmara detalhes do pacote anticorrupção. No encontro, o vice coletou sugestões dos aliados para a proposta.

'Propensão ao diálogo'

Após a reunião com Renan Calheiros, ao ser questionado sobre se o encontro antes do envio das propostas ao Congresso seria uma "nova forma de governar", Cardozo afirmou que há uma "clara propensão" ao diálogo. No último dia 3, o presidente do Senado devolveu ao Executivo uma medida provisória que trata da desoneração da folha de pagamento das empresas. Na ocasião, o senador se queixou da falta de diálogo do governo com o Legislativo.

"Há uma clara propensão do governo, conforme nós temos dito e a presidenta disse, ao diálogo. E acho que nesse momento é muito importante que nós façamos diálogo com as forças políticas do Congresso Nacional, sejam elas governistas, sejam elas oposicionistas, com as forças vivas da sociedade", disse.

"As medidas de combate à corrupção não se encerram nessas. Elas devem abarcar outras propostas, outras iniciativas, e nós vamos dialogar com todas as forças políticas", ressaltou.

Resposta às manifestações

O pacote anticorrupção é a principal aposta do Executivo para atender às cobranças de parte da população aos recentes escândalos de corrupção, como o esquema que desviava dinheiro da Petrobras. No último domingo (15), ao final das manifestações que levaram milhares de brasileiros para as ruas para protestar contra a presidente Dilma Rousseff, o governo anunciou que apresentaria uma série de propostas nos próximos dias.

Indagado sobre algumas das propostas de Dilma para o combate à corrupção que tramitam no Congresso e que não avançaram nas duas Casas, Cardozo disse que "agora vai".

"Com apoio da sociedade, e na construção de consensos. Eu acho que ninguém quer deixar de combater a corrupção, de combater a impunidade porque as pessoas não conseguem chegar a convergências. O que se espera dos homens e mulheres que atuam na vida pública brasileira é que tenham o senso de atender o que a sociedade exige", concluiu.
Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)