Governador José Melo anuncia mudança no comando da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Ipaam

Em Destaque
Por -
0

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) terão novo comando. As mudanças, que fazem parte da reformulação administrativa no Executivo Estadual, foram anunciadas pelo governador José Melo, nesta quinta-feira, 19 de março. O atual presidente do Ipaam, Antônio Stroski, assume como secretário estadual de Meio Ambiente. Em seu lugar, assume Ana Aleixo, procuradora autárquica do Estado.

Funcionário de carreira do Estado, Antônio Stroski é agrônomo com ampla especialização na área ambiental, possuindo mestrado em Ciências do Ambiente pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) com enfoque no tratamento de resíduos sólidos. Stroski estava na presidência do Ipaam desde 2011.

A nova presidente do Ipaam, Ana Aleixo, também é funcionária de carreira. É procuradora autárquica do Estado há mais de três décadas. Advogada especialista na área ambiental e mestre em Meio Ambiente e Sustentabilidade pela Ufam, exercia a função de procuradora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), cargo que já exerceu no Ipaam entre 2001 e 2003. Aleixo exerceu o cargo de secretária adjunta de Recursos Hídricos e presidente do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem).

Os novos nomes foram anunciados por José Melo em entrevista coletiva a jornalistas durante a solenidade de entrega de equipamentos para reforçar a segurança e o combate ao tráfico de drogas em nove municípios da região de fronteira do Estado, que ocorreu na manhã desta quinta-feira no Porto do São Raimundo, zona oeste de Manaus. O governador defendeu as mudanças promovidas na área ambiental, que também envolvem a reestruturação da secretaria. Ele afirmou que as mudanças estão incluídas em um novo conceito de governo e são necessárias em virtude da situação econômica do país.

"Eu tive que ajustar o Estado para não ultrapassar o limite da Lei de Responsabilidade, e pagar a folha. Nos dois primeiros meses desse ano tivemos receita negativa com relação ao mesmo período do ano passado. Os números não são animadores. É meu dever como governador cortar na carne, mas sem com isso prejudicar os serviços oferecidos à população", explicou.

As atividades ligadas ao setor, como a proteção e o monitoramento ambiental, continuarão sendo executadas pelo Governo do Estado, a partir da integração entre os órgãos ambientais e as demais esferas do governo, frisou José Melo. "Todo o governo vai trabalhar em conjunto. Criamos uma secretaria para traçar as políticas públicas e os órgãos administrarem. E quero ação em conjunto de todas as secretarias", enfatizou.

Secretários confirmados – A composição do secretariado e do comando de órgãos da administração indireta será finalizada esta semana. Na última segunda-feira, 16 de março, José Melo anunciou o ex-superintendente da Zona Franca de Manaus (Suframa), Thomaz Nogueira, para o comando da Secretaria de Estado de Planejamento, Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e confirmou a permanência na Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) da engenheira Waldívia Alencar.

Outra mudança consolidada durante a semana foi no comando da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), que desde esta quinta-feira passou a ser administrada pelo deputado estadual Sidney Leite.

As mudanças no secretariado começaram pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), com a nomeação do ex-superintendente da Polícia Federal Sérgio Fontes, do delegado-geral da Polícia Civil, delegado Orlando Amaral, e do Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel PM Gilberto Gouvêa, no mês de janeiro.

Melo já confirmou a permanência nos cargos dos secretários titulares da Seduc, Rossiele Soares; Susam, Wilson Alecrim; Sefaz, Afonso Lobo; Sec, Robério Braga; Seas, Regina Fernandes; e o chefe da Casa Civil, Raul Zaidan, e o Procurador Geral do Estado, Clóvis Smith. A nova secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania terá o comando de Graça Prola, que atuava como subsecretária de Assistência Social.

Para a composição da Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind), o governador pretende reunir as entidades indígenas e buscar um nome de consenso ao longo dos próximos trinta dias. No sábado (21 de março) pela manhã, o governador planeja reunir toda a nova equipe para a definição das metas de curto prazo e um balanço das ações em andamento. "Vamos estabelecer as metas com o foco de garantir a melhoria dos nossos serviços", pontuou.






FOTOS - HERICK PEREIRA / AGECOM




Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)