Galaxy S6 Edge e Note Edge: veja detalhes dos tops de tela curva da Samsung


Barbara Mannara


por 
Para o TechTudo


A Samsung resolveu investir em smarts com tela curvada na lateral e prova disso é o Galaxy S6 Edgeapresentado pela companhia no evento Unpacked, no último domingo (1). O novo top segue a ideia de design do já lançado Galaxy Note Edge, só que em uma versão menor do que o foblet. Conheça os detalhes desses dois celulares e quais as funções são aplicadas nesse visual no dia a dia do usuário.



Galaxy Note Edge ganha mais um com design semelhante: o Galaxy s6 Edge (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)
Design
Para começar, o detalhe que mais chama a atenção no design do Galaxy S6 Edge e Note Edge é sua lateral direita curvada, como que fosse uma aba de acesso. A ideia é facilitar o dia a dia do usuário em tarefas, já que nesse design é possível adicionar atalhos na lateral, com agenda, e-mail, mensagens, contatos e mais.


 O interessante é que a tela é curvada de forma contínua, ou seja, como se fosse uma “onda” no vidro frontal, sem partes que separam a aba lateral do display. Assim, a usabilidade é simplificada, já que basta o usuário arrastar o dedo na tela para acessar as funções de atalho. A principal diferença entre o S6 Edge e o Note Edge é o seu tamanho, já que o primeiro se trata de um smartphone e o segundo de um foblet, assim como suas versões “originais” Galaxy S6 e Note. Além disso tem o design todo em metal do S6 Egde, que se destaca mesmo contra a traseira forrada em couro do Note Edge.
Galaxy S6 Edge chega com design todo em metal (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)Galaxy S6 Edge chega com design todo em metal (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)
O Galaxy S6 Edge vem com 142,1 x 70,1 x 7 mm nas dimensões e peso de 132 gramas, enquanto o Note Edge oferece 151,3 x 82,4 x 8,3 mm  e peso de 174 gramas. Essa diferença se dá principalmente pelo tamanho do display, que no S6 Edge é de 5,1 polegadas enquanto no Note Edge é de 5,6 polegadas.
Tela
Para continuar o assunto da tela, já que os tamanhos são diferentes os detalhes também são. Ambos tem qualidade Quad HD, no entanto já que o S6 Edge tem uma tela menor, a densidade de pixel por polegada é maior, com 576 ppi (2560 x 1440 pixels) contra 524 ppi (2560 x 1600 pixels) do Note Edge.
Tela do Note Edge e S6 Edge tem tamanhos diferentes mas resolução Quad HD (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)Tela do Note Edge e S6 Edge tem tamanhos diferentes mas resolução Quad HD (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)
As 5,1 polegadas do S6 Edge vem com a proteção do mais avançado Corning Gorilla Glass 4, enquanto o Note Edge, por ser mais antigo, vem com o Gorilla Glass 3. Ambos são formados por um display Super AMOLED, capacitiva, sensível ao toque.
Hardware
Por dentro o Galaxy S6 Edge vem com um processador octa-core, resultado da combinação de um quad-core de 1,5 GHz e um quad-core de 2,1, além de memória RAM de 3 GB. O armazenamento interno é ampliado por causa do novo chip mais avançado, aplicado pela Samsung na linha S6, com opções de 32, 64 e 128 GB.
Galaxy S6 Edge é apresentado com chip octa-core com armazenamento de até 128 GB (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)Galaxy S6 Edge é apresentado com chip octa-core com armazenamento de até 128 GB (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)
Já o Galaxy Note Edge oferece um processador quad-core de 2,7 e memória RAM de 3 GB. Quanto o assunto é armazenamento interno, o foblet dispõe de opções com 32 e 64 GB. As vantagens do “irmão menor” são resultados de equipamentos mais avançados, o que pode oferecer um desempenho mais fluido de tarefas para o usuário.
Câmeras
O Galaxy S6 Edge vem com uma lente traseira de 16 megapixels, equipada com flash LED, recursos mais avançados de HDR, além de melhores resultados em imagens registradas em ambientes noturnos, por exemplo. A gravação pode chegar até 2160p de qualidade, bem maior do que o tradicional Full HD. Na lente frontal estão 5 megapixels, que oferece um melhor resultado para os usuários que não dispensam uma selfie com os amigos. Ela também é equipada com HDR e sistema de balanço de luz mais avançado, sendo capaz de gravar mídias em até 1080p (Full HD).
Galaxy Note Edge e S6 Edge vem com câmera traseira de 16 megapixels (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)Galaxy Note Edge e S6 Edge vem com câmera traseira de 16 megapixels (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)
O Galaxy Note Edge dispõe de uma câmera traseira também com 16 megapixels, equipada com flash LED. A capacidade de gravação vai até os mesmos 2160p. A lente frontal oferece 3,7 megapixels, com filmagem em qualidade de até 1440p. O fator do S6 Edge ter lançamento mais recente influencia na tecnologia aplicada na construção da câmera de cada aparelho, e isso pode fazer diferença no final das contas. No entanto, o resultado não deve ser tão distante no uso diário.
Bateria
A bateria é um ponto fundamental para a escolha de um celular para não ficar sem carga no meio do dia. Segundo a Samsung, a bateria do Galaxy S6 Edge deve dar conta do uso misto para durante o dia, apesar de vir com uma potência menor a linha antecessor Galaxy S5, com apenas 2.550 mAh. A maior potência com o processador octa-core, tela quad-HD e mais recursos avançados colocam em xeque essa durabilidade da carga.
Note Edge vem com bateria de 3.000 mAh (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)Note Edge vem com bateria de 3.000 mAh (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)
O Galaxy Note Edge assume que é um foblet com mais gastos totais, e entrega uma bateria com potência maior, com seus 3.000 mAh. A diferença não é tão grande, principalmente se levar em consideração o hardware mais antigo. No entanto, essa dita vantagem do S6 Edge por causa do novo chip e otimizações só vai poder ser comprovada depois dos testes.
Sistema Operacional
O Galaxy Note Edge veio de fábrica com seu Android 4.4.4 (Kit Kat), mas também receberá atualização para a plataforma mais recente, o Android 5.0 Lollipop. Já o S6 Edge já vem com o novo sistema móvel do Google como nativo. Isso quer dizer que os desenvolvedores já pensaram em seu processamento, em conjunto com a interface Material Design, e isso pode resultar em um funcionamento mais fluido.
Galaxy S6 Edge já vem com Android 5.0 Lollipop (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)Galaxy S6 Edge já vem com Android 5.0 Lollipop (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)
No entanto, as configurações do Note Edge não são tão ultrapassadas, e devem dar conta do sistema recente depois do update. Uma diferença no S6 Edge é que a interface personalizada da Samsung, TouchWiz virá menos lotada de aplicativos pré-instalados, enquanto o Note Edge ainda carrega essa “herança” não tão agradável. Assim, os usuários podem escolher quais apps instalar e desinstalar, sem problemas.
Tela curvada, preço e disponibilidade
Mas afinal, porque os usuários precisam de um celular com a tela curvada na lateral? E a resposta pode ser que esse recurso pode facilitar as tarefas para alguns usuários. Basta se acostumar com ela e usar os atalhos propostos. Dessa forma, é possível cadastrar alertas de luz em diferentes colorações, no S6 Edge por exemplo, para o usuário saber qual contato está ligando, qual tipo de app mandou uma notificação e mais, sem precisar desvirar e acessar o smart.
O design aplicado pela Samsung busca ser prático e diferenciado, no entanto muitos ainda estranham essa novidade, preferindo a versão tradicional. Portanto, vai da preferência de cada usuário, e o quanto essa tela curvada vai ajudar no dia a dia.
Os dois aparelhos tem tela curvada na lateral direita para facilitar o uso no dia a dia (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)Os dois aparelhos tem tela curvada na lateral direita para facilitar o uso no dia a dia (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)
Sobre o preço, o Galaxy S6 Edge acabou de ser lançado, no último domingo (1), em evento da Samsung. A previsão de lançamento é para o dia 10 de abril em alguns países. Ou seja, nada confirmado sobre a chegada do smart no Brasil. Portanto o valor deve ser aproximado, ou até maior, do que o Galaxy S6, que deve ser vendido por mais de R$ 2.599, preço do antecessor S5 quando desembarcou em território nacional.
Qual é o smartphone mais esperado de 2015? Comente no Fórum do TechTudo
Já o Galaxy Note Edge ainda não está disponível no Brasil, mas deve chegar antes do que o S6 Edge, provavelmente, por causa da diferença na data de lançamento. O preço deve ficar em maior do que R$ 2.900, que foi o valor do Galaxy Note 4 por aqui. Então, a disponibilidade ainda está em aguardo do lançamento no Brasil de ambos aparelhos, e o preço também promete ser salgado. Portanto, se você ficou curioso para conhecer o Galaxy Note Edge e o Galaxy S6 Edge de perto, resta aguardar para que cheguem no mercado nacional.

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato