12 de março de 2015

Em encontro com presidente da CBF, vice-governador Henrique Oliveira reforça candidatura de Manaus para Olimpíadas


O vice-governador do Amazonas, Henrique Oliveira, teve um encontro com o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), José Maria Marin, nesta quarta-feira, 11 de março, na sede da entidade, no Rio de Janeiro. A reunião, que também contou com a participação do prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, serviu para reforçar a candidatura de Manaus como sede dos jogos de futebol nas Olimpíadas de 2016 antes da reunião do comitê executivo da FIFA, no dia 16 de março, para anunciar a decisão final.
Henrique Oliveira lembrou que, desde o início da propositura, Manaus recebeu avaliação positiva do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016 devido ao excelente desempenho durante a Copa do Mundo, mas ressaltou que a decisão final depende da FIFA. "Nós viemos aqui reiterar nosso pedido e desejar que a CBF leve para Zurique, na sede da FIFA, todos esses componentes inegáveis que credenciam Manaus a sediar os jogos de futebol das Olimpíadas", afirmou. 
O vice-governador disse que existe uma expectativa muito grande para a realização do evento em Manaus e a cidade está preparada. Ele destacou que a Amazônia é uma marca muito forte no exterior e hoje em dia a questão da distância não é mais um empecilho. Para ele, a importância é, além de receber as olimpíadas, que é uma oportunidade de receber turistas. "Tenho certeza de que vamos dar uma lição de receptividade com o nosso povo", declarou.
Também participaram do encontro o presidente eleito da CBF, Marco Polo Del Nero, um dos vice-presidentes da confederação, Fernando Sarney, o deputado estadual Augusto Ferraz (DEM), que é presidente da Comissão de Juventude, Esporte e Lazer da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), e o vereador Edinailson Rozenha (PSDB), presidente da comissão de esportes da Câmara Municipal de Manaus (CMM).
José Maria Marin ressaltou que a CBF está acompanhando com muita atenção a escolha das sedes de futebol das Olimpíadas, mas reforçou que a decisão final depende do comitê executivo da FIFA, que se reunirá no dia 16 de março, na sede da federação, em Zurique, na Suíça. 
Arthur Neto disse que a prefeitura tem trabalhado muito para receber as Olimpíadas e lembrou que a FIFA reconheceu o sucesso de Manaus durante a Copa do Mundo.  "A gente percebe a simpatia da CBF e do COB em defender a nossa cidade como sede. Não devemos cobrar a antecipação de decisões, mas reforçar as credenciais da cidade para receber esses jogos", afirmou. 
Marin destacou que o interesse demonstrado pelo governo e prefeitura e a diplomacia como o assunto vem sendo tratado é muito importante. Ele lembrou que o comitê organizador ouviu todas as cidades, reuniu os requisitos apresentados por elas e agora irá apresentá-los ao comitê executivo da FIFA. O presidente também disse que o COB está unindo esforços para atender às expectativas.
Manaus reúne todos os requisitos essenciais para essa escolha. Existe um trabalho conjunto, no qual queremos destacar a participação efetiva e muito importante do presidente do COB, Carlos Nuzman", disse. 
Marin contou inclusive que hoje está acontecendo uma conversa entre o presidente Nuzman e o presidente da FIFA, Joseph Blatter, sobre o assunto. "Portanto, diante dos requisitos apresentados, Manaus tem todas as credenciais para ser palco dos jogos olímpicos de futebol", finalizou.  

Foto: Roberto Carlos/Agecom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.