Dólar dispara e bate R$ 3,28, maior cotação em 12 anos



A sexta-feira promete ser mais um dia de dólar alto, com a moeda americana abrindo a sessão acima de 3,21 reais, um movimento que está sendo visto também em relação a outras divisas, como o euro e a libra. A expectativa com a reunião do banco central americano na próxima semana e a tensão política com os protestos populares programados no Brasil sustentam a alta. Na máxima da sessão, segundo a Reuters, a moeda atingiu 3,2815 reais, maior cotação intradia desde abril de 2003. Por volta das 13h20, a valorização era de 3,08%, a 3,2590 reais.

"O nosso horizonte está muito ruim e, para piorar, tem as manifestações no fim de semana", disse o estrategista da corretora Coinvalores, Paulo Celso Nepomuceno, referindo-se aos protestos em favor do impeachment de Dilma. "O investidor estrangeiro diz: 'vou sair por enquanto e volto quando tudo se resolver' e isso estressa o mercado".

Ainda conforme a Reuters, a alta ganhou força após a agência de notícias Bloomberg publicar que o governo não tentará segurar a escalada da moeda americana, citando uma fonte. A pressão cambial tem sido originada por investidores buscando proteção em meio à turbulência política que vem dificultando a aprovação de medidas para o reequilíbrio das contas públicas brasileiras.

Do início de março até o fechamento de quinta-feira, o dólar já havia subido 10,7% em relação ao real. Em todo o mês de fevereiro, a alta foi de 6,2%.

A valorização do dólar não é exclusividade no Brasil. Nesta sexta, ele também sobe ante o euro, libra e dólar australiano, por exemplo. Os investidores internacionais estão demandando mais dólar, esperando o banco central americano (Federal Reserve) elevar os juros locais. Semana que vem o Fed se reúne para discutir a política monetária da maior economia do mundo.

No Brasil, a tensão com protestos populares também influencia. As centrais sindicais, organizadas pela CUT e MST, marcaram atos para esta sexta-feira a favor do atual governo. Dia 15 são esperadas manifestações por todo o país contra Dilma e em protesto contra os casos de corrupção apurados pela Operação Lava Jato.

Mais notícias sobre corrupção na Petrobras e a possibilidade de a estatal adiar por seis meses o prazo de entrega de seu balanço auditado.

Além disso, circula no mercado a informação de que houve um duelo muito duro entre o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, e o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), na quarta à noite, com o primeiro insistindo na manutenção do veto à prorrogação até 2042 dos subsídios sobre a energia elétrica para grandes empresas do Nordeste, e ameaçando até pedir demissão caso fosse derrotado.

Fonte: Com informações da Veja Online
Publicado Por: Fábio Carvalho

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato