Prefeitura de Coari reorganiza nucleação de ensino em comunidades do Alto Solimões

Em Destaque
Por -
0
Prefeito Iliseu Monteiro, comitiva e lideranças comunitárias do Alto Solimões - Foto: Divulgação Semed

Na tarde do último sábado (07), as comunidades de Santa Luzia da Fazendinha, Nossa Senhora de Nazaré do Cuanarú, Porto 22 e São Pedro da Vista Alegre se reuniram na comunidade Monte Betânia para juntos com representantes da secretaria de Educação de Coari, Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores discutir e reorganizar a nucleação de ensino dessas comunidades, que atende cerca de 200 alunos do 1º ao 9º Ano do Ensino Fundamental.


A nucleação consiste na transferência de alunos de escolas pequenas e com poucos estudantes para outras maiores, que passam a funcionar como núcleos das regiões. Através de nucleações é possível também diminuir a ocorrência de classes multisseriadas, em que alunos de diferentes séries estudam na mesma sala e com o mesmo professor.

Participaram do encontro o prefeito em exercício de Coari, Iliseu Monteiro (PMDB),o vereador Clodair Melo (PCdoB), o secretário municipal de Educação, Jessé de Lira, o secretário adjunto de Educação do Interior, Alcionilde Queiroz, o secretário de Agroeconomia, Adão Martins, o secretário de Gabinete, Daniel Maciel, a primeira Dama do município, Eloíza Lima, e diversas lideranças comunitárias rurais da região do Alto Solimões.

O líder da comunidade Monte Betânia, Hernandes Melo, abriu os trabalhos agradecendo as autoridades e lideranças de comunidades presentes no encontro, e falando da infraestrutura da comunidade garantiu que a mesma tem todas as condições para sediar o novo núcleo de ensino da região, uma vez que está localizada bem ao centro das comunidades que integram o núcleo.
O secretário Municipal de Educação, Jessé de Lira, disse que a meta de seu trabalho à frente da Semed é melhorar a qualidade de educação oferecida a todos os alunos de Coari, e que para isso está disposto a fazer todas as mudanças que forem necessárias. Posicionando-se favorável a nucleação da comunidade Monte Betânia, explicou que o processo irá facilitar a logística de funcionamento das escolas, a entrega da merenda escolar e assistência pedagógica.

Para o vereador Clodair Melo, que também se posicionou favorável à nucleação da comunidade, a iniciativa das lideranças comunitárias de Monte Betânia em se disporem a receber a nucleação de ensino da região do Alto Solimões tem todo o seu apoio, assim como da Câmara Municipal de Coari, porque como professor e filho da zona rural, conhece muito bem a realidade da educação interiorana. Clodair disse que além de estudar, iniciou a sua carreira de docente em sua comunidade natal comunidade Santa Maria, na Costa do Juçara: “A educação é importante para o cidadão e dar oportunidade para crescer, em qualquer lugar, seja na Zona Urbana seja na Zona Rural. É gratificante ver alunos saírem das comunidades rurais para cursar uma faculdade” – concluiu.

Já o prefeito Iliseu Monteiro falou dos benefícios que a educação representa para a vida de cada aluno e cidadão, relatou ainda os seus sonhos para a educação municipal que é a de construir maiores e melhores escolas para os alunos, principalmente na zona rural, e com isso levar as comunidades um aprendizado eficaz e de qualidade aos filhos de cada agricultor e morador dessas áreas para que todos os alunos possam ser qualificados de igual para igual com os alunos da zona urbana de Coari.

Iliseu Monteiro pediu, ainda, que as comunidades se unam às iniciativas do Governo Municipal para que em parceria com a prefeitura possam realizar reformas e manutenções em escolas e outros espaços das comunidades para reconstruir melhores estruturas de atendimento aos cidadãos, propondo aos moradores da comunidade Monte Betânia que esse trabalho começasse por lá. A proposta foi imediatamente aceita, e ainda esta semana será enviada uma equipe à comunidade para fazer um levantamento técnico do material que será utilizado na ação, que deve contemplar a construção de uma nova escola, um centro comunitário social, um posto de saúde e um poço artesiano.

Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)