Governador José Melo reafirma compromisso com melhoria dos serviços públicos e anuncia prioridades do novo Governo

Em Destaque
Por -
0
O governador José Melo destacou nesta terça-feira, 3 de fevereiro, durante a leitura da Mensagem Governamental à Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), que os ajustes na estrutura do Governo do Estado não afetarão a continuidade e qualidade dos serviços públicos, que serão ampliados e aprimorados na nova gestão que se inicia. Na Mensagem, José Melo reafirma que as políticas sociais são prioridade e destaca metas para o ano de 2015.

A solenidade, no plenário Ruy Araújo da ALE-AM, contou com a presença do vice-governador Henrique Oliveira e representantes do legislativo estadual e municipal, Prefeitura de Manaus, do judiciário, militares e de secretários do Governo do Estado. Acompanhado da primeira-dama do Estado, Edilene Gomes de Oliveira, José Melo chegou a ALE-AM reafirmando que fará um governo priorizando a educação. A saúde, segurança, a área social e o setor primário também terão reforço nos investimentos.


Os projetos de lei da reforma governamental devem ser encaminhados para a Assembleia Legislativa até a próxima segunda-feira, dia 9 de fevereiro, disse o governador. Ele ressaltou que os secretários de Governo estarão à disposição para o diálogo com os parlamentares, para esclarecer todos os pontos da reforma.
As mudanças não se resumem à diminuição da estrutura do Governo, mas incluem a criação de instrumentos para aperfeiçoar as compras públicas e medidas para reduzir a sonegação de impostos. A reestruturação é uma das medidas para enfrentar a instabilidade na economia brasileira e ampliar investimentos com o cumprimento de promessas feitas durante a campanha eleitoral, afirmou José Melo.

 "Qualquer que seja o destino da reforma, os serviços prestados pelo Estado não sofrerão solução de continuidade. O objetivo é fazer com que o Estado tenha sustentabilidade econômica nesse momento difícil pelo qual vamos passar, mas, absolutamente, sem comprometer a qualidade dos serviços", frisou.

Prioridades – Durante a leitura da Mensagem, cujo conteúdo completo está disponível no site www.amazonas,am.gov.br, o governador destacou que, na educação, há o compromisso de manter investimentos e elevá-los gradativamente até o alcance, em 2018, do percentual de 30% do orçamento para a área, e de implantar novos projetos como o "Saber Fazer", que vai expandir o ensino integral e tecnológico, com a construção de 30 novas escolas de tempo integral, que também oferecerão cursos profissionalizantes no período noturno. Dezoito dessas escolas devem ser inauguradas este ano.

Há ainda o compromisso com o avanço da obra da Cidade Universitária e inauguração de 13 novos núcleos da UEA no interior este ano, além da oferta de 20 mil novas bolsas de mestrado, doutorado e iniciação científica. Ainda na educação, o Governo projeta a construção de 16 novas unidades do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), com a construção de duas escolas especializadas em Manaus na formação de profissionais para o comércio, indústria e o setor de serviços. Ao todo, serão 100 mil novas vagas para qualificação.

"Com o 'Saber Fazer', vamos utilizar as dependências das escolas de tempo integral à noite e vamos implantar, através do Cetam, uma variedade de cursos para dar formação técnica para os jovens terem acesso ao mercado de trabalho. Vamos trabalhar em sintonia fina com a federação do comércio, da indústria e da agricultura", pontuou o governador, destacando ainda a implantação de escritórios de prestação de serviços tecnológicos no interior.

Saúde – Entre as prioridades na área da saúde, o governador destaca a manutenção dos investimentos acima do mínimo de 12% do orçamento público exigido na Constituição Federal. Ano passado, os recursos alcançaram 21,7% do orçamento, alcançando a cifra de R$ 2,7 bilhões. Em 2015, Melo afirmou que começa a implantar o programa "Pronto Especialista", que vai levar médicos de cinco especialidades para 14 municípios-polo. Este ano, o Governo programa a nomeação de 5.532 aprovados no concurso da Susam. Os demais serão convocados conforme o plano de ampliação de unidades.

A meta é abrir 900 novos leitos nas unidades de saúde em Manaus com a reforma de hospitais como a Fundação Cecon, Hospital Adriano Jorge, Fundação Hemoam, Fundação de Medicina Tropical e a entrega do Hospital da Zona Norte de Manaus, que vai oferecer 300 leitos.

Cinco novos hospitais serão construídos no interior e 61 unidades de saúde da capital e outras 67 do interior serão equipadas. As negociações para transformar a Santa Casa de Misericórdia de Manaus em Centro de Tratamento do Câncer em crianças estão em pleno andamento. Melo disse que o governo vai buscar parcerias com instituições renomadas do país para desenvolver a nova unidade por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP).

Segurança Pública - Na leitura Mensagem Governamental, José Melo também deu atenção especial à área de segurança. O programa Ronda no Bairro será reestruturado e o governador vai lançar o "Todos Pela Vida", voltado à prevenção da criminalidade. "É um chamamento de todos para montarmos um guarda-chuva de proteção aos nossos jovens, para que eles não se transformem em presa fácil da criminalidade", frisou.

Outra ação prioritária do Governo do Estado será o combate ao tráfico de drogas. Para isso, vai reforçar o policiamento e trabalhar forte na prevenção. "A segurança pública é um desafio a ser vencido todos os dias".

Entre as ações para este ano na segurança, está a realização de novo concurso público para contratação de cinco mil novos policiais militares, inauguração de novos Distritos Integrados de Polícia (DIPs) em Manaus, a reforma do Instituto Médico Legal, Instituto de Criminalística, e de delegacias especializadas e do 2º batalhão de Choque.

As ações sociais também serão reforçadas. Segundo o governador, a política para essa área ficará sob o comando da primeira-dama do Estado, Edilene Gomes, com a realização de projetos e programas sobretudo por meio da Secretaria de Assistência Social. Entre os avanços, está a expansão do número de Centros de Convivência, novo concurso para servidores da área e fortalecimento de políticas específicas para crianças, jovens, mulheres e idosos. José Melo anunciou que barcos do Programa de Pronto Atendimento Itinerante (PAI) ficarão de forma permanente nos municípios da calha do Purus e Juruá para ampliar a oferta de serviços públicos à população.

Setor primário – Na produção rural, José Melo afirmou que pretende expandir o orçamento do setor e garantir o asfaltamento de estradas vicinais e centrais de abastecimento nos municípios. Outra meta é implantar o programa "Terra Produtiva", com mais oferta de assistência técnica e crédito, com apoio especialmente ao desenvolvimento da piscicultura.

"Vamos iniciar o trabalho para tornar o Amazonas o maior produtor de peixe de água doce do Brasil, para mudar a matriz socioeconômica do Estado, atualmente 80% concentrada em Manaus, enquanto o interior patina com agricultura familiar. Nosso governo vai envidar todos os esforços para que o interior possa sonhar com uma economia diferente daquela de plantar uma meia dúzia de roça", frisou. A criação de peixe ornamental em cativeiro, para a exportação, também está entre as metas.

Ainda nessa área, outra novidade será a implantação da Casa do Produtor Rural, uma espécie de PAC do setor primário, reunindo serviços públicos para o setor rural, e a implantação do Banco do Povo, que vai funcionar em parceria com o Sebrae. Um total de R$ 1,2 bilhão serão disponibilizados em créditos, com expectativa de 70 mil operações.

Iniciativas nas áreas de cultura, como a implantação de novas unidades do Liceu de Ofícios Cláudio Santoro no interior, e esporte, com a criação do Fundo de Incentivo ao Esporte para fomentar a preparação de atletas amadores e profissional, também foram anunciadas durante a leitura da Mensagem.
Os investimentos em infraestrutura e habitação também serão mantidos, com a expectativa de construção de 47 mil moradias ao final de quatro anos de Governo. Somente este ano, nove mil unidades habitacionais populares devem começar a ser construídas.






FOTOS - HERICK PEREIRA / AGECOM

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)