SSP-AM divulga operações de segurança para jogos na Arena da Amazônia e Carnaval

Em Destaque
Por -
0
A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) divulgou, na manhã desta terça-feira, 20 de janeiro, as operações de segurança para o Carnaval e para os jogos na Arena da Amazônia pelo torneio Super Séries, que trará para Manaus jogos do Flamengo, São Paulo e Vasco nesta semana. A divulgação foi feita durante reunião com representantes dos órgãos envolvidos, no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), no bairro Aleixo, zona centro-sul.

Para os dois eventos, Carnaval e torneio Super Séries, o planejamento envolve a operação integrada de órgãos municipais, estaduais e federais, sob a coordenação do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), em conjunto com o Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops). Haverá ainda um Centro Integrado de Comando e Controle Local (CICCL) em cada evento para monitorar as ações no local.


No Carnaval, cerca de 20 órgãos das esferas municipal, estadual e federal irão atuar nos principais eventos carnavalescos de 2015, como Desfile das Escolas, no Sambódromo, Carnaboi e Blocos de rua com maior concentração de pessoas. Somente no desfile das Escolas de Samba, no Sambódromo, a estimativa é receber um público de 80 mil pessoas.  

"Com a Copa do Mundo, nós adquirimos uma expertise muito grande nessa área, já que foi tranquila, serviu de referência para o país inteiro e foi elogiada pela Secretaria Nacional de Grandes Eventos. Então, o Estado do Amazonas está se especializando nessa área e nós queremos evitar brigas, tumultos e violência durante as festas, garantindo tranquilidade para os nossos cidadãos se divertirem", afirmou o secretário de Segurança Pública do Amazonas, delegado Sérgio Fontes.

Jogos na Arena - O secretário executivo adjunto de Grandes Eventos, coronel Dan Câmara, informou que foi publicada uma portaria que regula as ações de segurança. Somente para os três jogos previstos na Arena da Amazônia, a estimativa é empregar mil servidores da área de segurança.

"Nós temos uma portaria que regula todas as ações relativas a esses eventos. Todos os gestores dos órgãos envolvidos no planejamento das operações assinaram esse documento para garantir que o cidadão esteja em um ambiente seguro e saudável, usufruindo dos benefícios dos eventos e tendo a certeza de que voltará para casa com sua integridade física preservada", afirmou Dan Câmara.

De acordo com a portaria, não será permitido o acesso de objetos como bastões, capacetes, latas, entre outros, que podem causar morte ou danos à integridade física das pessoas na Arena da Amazônia. Crianças menores de três anos não podem entrar no estádio, onde a segurança será feita por uma empresa particular, com apoio do Governo. "Nós teremos homens da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros no local e poderemos agir em segunda resposta caso haja necessidade", explicou Dan Câmara.

Participam do planejamento órgãos do Sistema de Segurança Pública do Estado, como Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), e secretarias municipais e estaduais que atuam nas áreas de mobilidade urbana, transporte, trânsito, saúde, fiscalização de mercadorias, entre outros.

Torcidas – Dan Câmara também informou que a entrada das torcidas organizadas dos times será feita de forma planejada. "Nós tivemos reuniões com os representantes e eles se comprometeram a respeitar o que foi acordado e a participar dos jogos de forma sadia, sem violência", disse.

No jogo entre Vasco e Flamengo, que acontece nesta quarta-feira, 21 de janeiro, às 20h, as torcidas do Flamengo entrarão pelos portões do Setor Sul da Arena (Pedro Teixeira) e os torcedores do Vasco pelo Setor Norte (Lóris Cordovil). Na partida entre São Paulo e Vasco, na sexta-feira, 23 de janeiro, às 20h, a torcida Tricolor entrará pelo Setor Sul e a Cruz-Maltina pelo Setor Norte. No último jogo, no domingo, 25 de janeiro, entre Flamengo e São Paulo, às 15h, o acesso será o mesmo das partidas anteriores.

Trânsito – O diretor de Controle e Gestão do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), Antonio Costa Neto, informou que a avenida Constantino Nery será interditada no sentido bairro-Centro, cerca de quatro horas antes das partidas na Arena. Os condutores que estiverem seguindo na via deverão acessar a avenida Lóris Cordovil, depois a Avenida do Samba e seguir pela avenida Pedro Teixeira para retornar à Constantino Nery. "Vale a pena orientar que para aqueles que não têm interesse em passar naquela área, eles podem seguir pelas avenidas Djalma Batista e Mário Ypiranga", ressaltou. A Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) também vai reforçar as linhas de ônibus que atendem a área.

A Ouvidoria Geral do Estado vai atuar dentro da Arena da Amazônia monitorando agentes de segurança, torcedores e condições oferecidas durante as partidas, além de realizar uma pesquisa com o público sobre a atuação do Governo no evento. A Corregedoria-Geral do Sistema de Segurança Pública irá agir preventivamente para coibir desvios de conduta por parte dos policiais, acompanhando as ações de segurança.

FOTOS: W.REDMAN/AGECOM
Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)