22 de janeiro de 2015

Governador José Melo conclui mudança na cúpula da Segurança Pública com posse do novo comandante-geral da PMAM

O governador do Amazonas, José Melo, concluiu a reestruturação da cúpula do sistema de Segurança Pública do Estado nesta quinta-feira, 22 de janeiro, quando o coronel PM Gilberto Gouvêa assumiu, em solenidade militar, o posto de comandante-geral da Polícia Militar do Amazonas (PMAM). Melo reafirmou prioridade ao setor e disse que vai fortalecer as tropas policiais, por meio da realização de novo concurso e do investimento permanente em qualificação e valorização.

Durante a solenidade no Comando Geral da PMAM, no bairro Petrópolis, zona sul, o governador disse esperar uma nova PM: forte no combate ao crime e terna no trato com o cidadão comum. "Vamos atacar a segurança em duas pontas. O combate à criminalidade, com uma polícia dura com o marginal, nos termos da lei, mas ao mesmo tempo, na relação com o cidadão comum, teremos de ser um pai terno e carinhoso, com autoridade, mas sempre levando em consideração essa tônica", disse Melo.



Em complemento às ações policiais, o governador também reafirmou a importância do novo programa "Todos pela Vida", que inicia em março e vai integrar ações das Secretarias de Segurança Pública (SSP), Educação (Seduc), Assistência Social (Seas), Esporte (Sejel) e Cultura, com o objetivo de afastar os jovens das situações que levam à criminalidade.
Compõem ainda a política integrada de prevenção à violência, os projetos de construção de centros de convivência da família e de escolas de tempo integral em áreas onde há maior índice de ocorrências policiais, a partir de mapeamento feito pela SSP-AM. Todas as 15 escolas no modelo de ensino integral previstas para Manaus serão erguidas com essa orientação, frisou o governador.
De acordo com Melo, o Ronda no Bairro passará por uma reestruturação visando melhorar a atuação na capital e permitir a expansão para o interior do Estado. Atualmente, o programa está presente em nove municípios. "O Ronda no Bairro é um programa bom e que funciona. Mas precisa ser aprimorado no trato com a população e colocando mais tecnologia e expandindo para que a gente possa dar cobertura total não só em Manaus, mas no interior. E vamos levar cada vez mais para as cidades", ressaltou.
O reforço ao Ronda no Bairro e à atuação da Polícia Militar também contempla a oferta ampliada de cursos de qualificação por meio da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e a realização de um novo concurso público com cinco mil vagas para a corporação. O cronograma para a realização de novo concurso público ainda será definido.
Melo afirmou que o orçamento projetado para a segurança pública este ano deve girar em torno de R$ 1,4 bilhão. Além de investimentos na capital, o interior também receberá atenção, conforme orientações repassadas ao novo comando da cúpula de segurança.
Em seu discurso na solenidade de passagem de comando na PMAM, o governador agradeceu o empenho das tropas policiais e também defendeu a preservação da hierarquia e união entre as polícias Civil e Militar, como ponto fundamental para o sucesso da política de segurança pública.
"Tenho pela Polícia Militar o maior respeito e carinho. Meu relacionamento está acima da autoridade de governador. Esse vai ser o tratamento que vamos ter um com o outro. Não muda. Claro, isto, em nenhum momento, tem que ser entendido como quebra de autoridade. Queria dizer que acho que uma coisa a se trabalhar de forma muito forte é a questão da autoridade. Não consigo entender uma polícia sem hierarquia, sem o estreito cumprimento da hierarquia, porque senão vira algo intolerável e essa é uma questão muito forte que vamos atacar nos próximos quatro anos", enfatizou.
O comandante-geral da PM, coronel Gilberto Gouvêa, afirmou durante a posse que assumir o comando é dever de gratidão. Ele se comprometeu em promover melhorias em prol da corporação e disse que prepara medidas de curtíssimo prazo para atender as orientações do governador José Melo. "Estamos elaborando programas e projetos para emprego de tecnologia da informação, vamos buscar a integração e valorizar de toda a forma o policial militar", frisou.
Além de Gouvêa no Comando Geral, assume como subcomandante geral da PMAM o coronel PM Antônio César Escóssio e, como chefe do Estado Maior, o coronel PM Domingos Sávio.
Fotos: Herick Pereira/Agecom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.