Header Ads

Servidores do Estado recebem segunda parcela do 13º salário nos dias 11 e 12 de dezembro

O Governo do Amazonas libera na próxima semana o pagamento da segunda parcela do 13º salário dos servidores públicos estaduais ativos, aposentados e pensionistas. A medida segue determinação do governador José Melo e o benefício será disponibilizado nos dias 11 e 12 de dezembro para os mais de 90 mil servidores ativos e inativos dos órgãos estaduais. O desembolso vai injetar cerca de R$ 170 milhões na economia amazonense, conforme dados da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz).


Os recursos serão liberados conforme calendário especial de remuneração do Governo Estadual. No dia 11, recebem aposentados, pensionistas e os demais trabalhadores dos grupos I, II, III e IV. Os servidores enquadrados nos grupos que vão do V ao VII, que engloba também policiais civis e militares, receberão no dia 12 de dezembro.
Pela legislação trabalhista, o pagamento do décimo terceiro pode ser efetuado até 20 de dezembro. Nesta segunda parcela, incidem os descontos com Imposto de Renda e encargos sociais da Amazonprev, a previdência estadual. A primeira parcela do 13º foi quitada pelo Governo do Amazonas ainda no mês de julho e representou outros R$ 170 milhões em recursos incorporados ao orçamento salarial dos servidores. A antecipação reflete o equilíbrio das contas do Estado, ressalta o governador José Melo.
A expectativa é que maior parte do dinheiro seja empregado nas compras do comércio para o Natal e a festa de passagem de ano, o que vai ajudar a aquecer a economia em todo o Estado, enfatiza o governador. "Certamente será uma injeção de recursos importante para movimentar a economia da cidade de Manaus e do interior do Amazonas. É também uma demonstração de que o planejamento que fizemos ao longo do ano permitiu mais uma vez que honrássemos esse compromisso com nossos servidores", disse Melo.
Segurança - Para garantir a segurança nesse período, as forças da Polícia Civil e Militar terão reforço. As medidas estão inseridas dentro das estratégias da Operação Natal, que vem intensificando as rondas policiais nas regiões comerciais da capital desde o dia 7 de novembro. A atenção é especial para o centro de Manaus, onde ocorre a maior parte dos registros de ocorrência por furtos, roubos e outros crimes contra o patrimônio nesse período de festas natalinas.
De acordo com o Comandante de Policiamento Metropolitano da Polícia Militar, tenente coronel Franclides Ribeiro, agências bancárias também estão no foco da área de reforço e proteção com o policiamento ostensivo. Além do programa Ronda no Bairro, forças especiais como a Rocam terão equipes circulando para inibir casos de violência.
Além do reforço no policiamento, o comandante de Policiamento Metropolitano afirma que é importante a população adotar medidas de segurança pessoal e tomar mais cuidados. Maior atenção nas ruas e evitar uso de dinheiro em espécie e bolsas. A prioridade é usar cartões de crédito e débito, disse.
  
Composição dos Grupos
I – Aposentados, pensionistas especiais, servidores do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar (capital e interior), e funcionários do interior do Estado das Superintendências de Habitação (Suhab) e de Navegação Portos e Hidrovias (SNPH), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e das Secretarias de Assistência Social, de Educação, de Fazenda, de Justiça e Cidadania e de Saúde.
II – Unidades Educacionais da Seduc: São Jorge, Praça 14, Educandos, Alvorada I, São Francisco, Cachoeirinha, Centro II, São Geraldo, Japiim, São Raimundo e Alvorada II.
III – Unidades Educacionais da Seduc: Aparecida, Centro I e III, Parque 10, Betânia, Cidade Nova I e II, Ajuricaba, Compensa, Coroado, São José e Sede.
IV – Susam (capital) - hoje
V – Escritório de Representação em Brasília, Detran, Polícia Civil e Secretarias de Meio Ambiente, de Administração, de Articulação de Políticas Públicas, de Assistência Social, de Cultura, de Ciência e Tecnologia, de Fazenda, de Esporte, de Justiça, de Planejamento, de Produção Rural, de Trabalho, de Política Fundiária e de Segurança Pública.
VI – Arsam, Cetam, Fapeam, FCecon, Fundo Estadual de Habitação, Fundação Hospital Adriano Jorge, Hemoam, Fundação de Medicina Tropical, Fundação Alfredo da Matta, Funtec, Fundação Vila Olímpica, Fundação de Vigilância em Saúde, Instituto de Desenvolvimento Agropecuário do Amazonas, Imprensa Oficial, Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas, Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas, Instituto de Terras do Amazonas, Junta Comercial do Amazonas, Secretaria para Povos Indígenas, SNPH, Suhab e UEA.
VII – Agência de Comunicação do Amazonas, Casa Civil, Casa Militar, Controladoria Geral do Estado, Comissão Geral de Licitação, Defensoria Pública, Escritório de Representação em São Paulo, Gabinete da Vice-governadoria, Ouvidoria, Procuradoria Geral do Estado, Unidade Gestora do Prosamim e Secretarias de Governo, de Infraestrutura, da Região Metropolitana de Manaus.

Nenhum comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Tecnologia do Blogger.