Governador reeleito, José Melo é diplomado pelo TRE-AM e diz que mudanças no Governo iniciam em janeiro de 2015

Em Destaque
Por -
0
O governador reeleito do Amazonas, José Melo, e o vice-governador, Henrique Oliveira, foram diplomados para os cargos pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), nesta quinta-feira, 18 de dezembro. A solenidade marca a última etapa do processo eleitoral de 2014 e foi realizada no Colégio Século, no bairro Ponta Negra, zona oeste de Manaus. Vinte e três deputados estaduais, oito deputados federais e o senador eleito Omar Aziz também receberam a outorga para assumir os cargos.



José Melo chegou ao evento acompanhado da primeira-dama do Estado, Edilene Gomes de Oliveira, do senador eleito, Omar Aziz, e do vice-governador, Henrique Oliveira. Recebeu das mãos da presidente do TRE-AM, desembargadora Socorro Guedes, o diploma de governador, sendo bastante aplaudido no auditório lotado com mais de 800 convidados, entre autoridades e familiares. "Essa é uma etapa importante em que o Tribunal Regional Eleitoral reconhece a lisura do pleito, de que foi feito de forma correta atentando para a democracia e as leis. Agora me volto ao trabalho de cuidar desse novo governo", ressaltou o governador.

Eleito em segundo turno com 869.992 votos, Melo é o 47º governador do Amazonas. Foi reconduzido ao cargo com 55,54% dos votos válidos em uma eleição histórica, a primeira disputa em dois turnos no Estado desde a redemocratização do país. O líder político do Amazonas afirmou que planeja fazer um governo com investimentos prioritários na educação, saúde, segurança pública e desenvolvimento do interior, através de projetos como o estímulo à criação de peixe em cativeiro.

"Estamos trabalhando em cima do que nos propusemos fazer para o povo do Amazonas. Um governo que vai ter certos ajustes, que eu chamo de ajuste fino, para que a gente possa reduzir gastos, sobretudo, no custeio, e com isso sobrar recursos para cumprir o que prometemos", frisou.

Melo adiantou que as primeiras medidas da reforma governamental começam a ser implementadas nos primeiros dias de janeiro. São alterações na composição do secretariado, no âmbito de primeiro e segundo escalão, e corte de gastos. Já as mudanças na estrutura do governo, que incluem fusão de secretarias e transformação de algumas em departamentos, serão divulgadas de forma gradual e devem ser concluídas em fevereiro, quando o projeto de reestruturação será submetido à aprovação da Assembleia Legislativa do Amazonas.


"Não haverá um dia que eu vou anunciar as mudanças. Vou fazer como é do meu estilo, de forma paulatina, com muito cuidado e zelo, sempre olhando aquilo que me comprometi na campanha. Os auxiliares que quiserem ficar comigo terão de ter em mente que o governo se volta para os serviços. Quem estiver disposto a fazer isso está na equipe", disse.

Com as mudanças em estudo no governo, a meta é que a economia anual com gastos no custeio gire em torno de R$ 700 milhões. Além da alteração no organograma de secretarias e órgãos da administração indireta, Melo adiantou que pretende promover ajustes nos critérios de compras e recebimentos e nos cargos comissionados, além da modernização e digitalização de procedimentos e aumento da arrecadação de impostos, sem aumentar a carga tributária, mas com ações para reduzir a sonegação fiscal.

Com a economia de recursos, o governador afirmou que será possível tocar projetos e programas de governo apresentados durante sua campanha à reeleição. Entre eles, o Pronto Especialista, Banco do Povo, Todos pela Vida e a ampliação do Ronda no Bairro.

O governador reeleito do Amazonas afastou qualquer abalo na relação com a presidente Dilma Rousseff. Disse que pretende ampliar as parcerias com o Governo Federal. "A minha relação com o Governo Federal será boa. A presidente Dilma teve uma eleição espetacular aqui no Amazonas. Ela tem luz própria. Como foi eleita pelo povo e, eu também, nós dois temos responsabilidades a cumprir conjuntamente, como estou fazendo com o prefeito Arthur", disse Melo, ressaltando que a eleição do senador Omar Aziz será fundamental para aprofundar a interlocução com o Governo Federal.

O vice-governador eleito, Henrique Oliveira, elogiou a condução do processo eleitoral pelo TRE-AM e disse estar pronto e ansioso para contribuir com o governador José Melo a partir da posse em 1º de janeiro. "É um momento solene do encerramento do processo eleitoral pelo TRE, que foi muito bem conduzido. Agora, é a ansiedade natural de todo o homem público bem intencionado. Eu quero logo que chegue 1º de janeiro para a gente poder contribuir com essa administração que já existe e que está no caminho certo e que vai se reoxigenar a partir da nossa posse".

FOTOS: HERICK PEREIRA/AGECOM
FOTO: JOEL ARTHUS/AGECOM
FOTO: NATHALIE BRASIL/AGECOM

Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)