Eleições sob suspeita de fraude no Amazonas

Em Destaque
Por -
0
Coluna Sim & Não  do Jornal a Critica



Varredura feita pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) identificou indícios de fraude nas eleições deste ano no Amazonas. O cruzamento de dados no sistema biométrico, que identifica o votante pela impressão digital, detectou que, no Estado,  uma “concentração” de eleitores estava apta a votar mais de uma vez. O Amazonas não é o único Estado com esse tipo de problema. Em todo o País, o TSE descobriu 2.671 registros repetidos. O caso está sendo investigado pela PF.   

Intenção    

Em matéria de ontem da Folha de S. Paulo, o jornal noticia que dois casos chamam atenção do TSE: o de um eleitor que registrou mesma digital em dez sessões diferentes, e outro, apto a votar ao menos 20 vezes.

Grandes

No AM, o foco da tentativa de fraude  está na Região Metropolitana de Manaus, composta por sete municípios, entre os quais  Itacoatiara e Manacapuru, respectivamente, segundo e terceiro maiores colégios eleitorais do interior.

Atrito  

Guerra na ponta da tabela da disputa por vaga à ALE-AM, no PSDB. Na reta final da campanha, Plínio Valério passou a cortejar eleitores do Município de Parintins, de onde o ex-prefeito Bi Garcia espera trazer um camburão de votos para obter mandato na coligação que reúne os campeões de votos das últimas campanhas.

Mais que isso  

Em mensagem de texto que disparou para celulares de parintinenses, Plínio Valério escreve: “Parintins não pode depender do festival folclórico. Precisa de emprego e renda. Eu vou lutar por isso”.

Solo    

Jornal com tiragem de 50 mil unidades  que a campanha da deputada estadual da ex-secretária Alessandra Campelo (PCdoB) está distribuindo mostra que ela faz carreira solo no partido. Na publicação, não faz nenhuma referência ao presidente regional da sigla, Eron Bezerra, único candidato da legenda a deputado federal. 

Fotos  

Detalhe é que o jornal que Alessandra Campelo distribuiu possui mais de 80 fotos, mas o único gesto à cúpula estadual comunista aparece em duas imagens posadas com a senadora Vanessa Grazziotin.

Se tivesse  

Precisando de pelo menos 15 mil votos para trocar o mandato de vereador pelo de deputado estadual, Gilmar Nascimento (PDT) postou ontem em seu Face: “Se 700 mil votos tivesse, 700 mil votos daria a Praciano (candidato a senador, PT).

‘Fiscalizador’    

Após sete anos no Governo, como secretário de Produção, o ex-deputado Eron Bezerra tem demonstrado saudade de sua atuação como oposição. Tanto que, em suas reuniões de candidato a federal”, tem tido: “O fiscalizador está de volta, seja que governo que for”.

Natural    

De olho nos números  da corrida ao Planalto, tucanos amazonenses dão como certo que até amanhã Aécio Neves aparecerá na frente de Marina Silva (PSB). E já contam com os pessebistas no Estado, apoio que consideram natural.

Reencontro  

Os tucanos consideram certo  o apoio do PSB por causa da  relação entre     socialistas   tucanos no AM. O mais evidente é o fato do PSB pertencer à base de apoio da gestão tucana, na Câmara Municipal de Manaus.

PINGA-FOGO

- O fim da disputa comercial entre Brasil e Estados Unidos por causa do algodão poderá acabar beneficiando o Amazonas. É que o acordo estimula o cultivo no País e o setor   está de olho em áreas do Estado para a Plantação.

- O presidente da Associação Brasileira de produtores de Algodão (Abrapa), Gilson Pinesso, trata isso  com  uma questão estratégica. Segundo ele, daqui facilitaria as exportações.

- Em reunião do TRE-AM, ontem, sobre a gratuidade do transporte público no pleito, o presidente do Sindicato dos Rodoviários, Givanci Silva, confirmou a fama de “senhor encrenca”. Assim que chegou no evento, a discussão pegou fogo. 

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)