Com ausência de José Melo ao debate da Band Amazonas, Eduardo Braga expõe propostas e realizações

Em Destaque
Por -
0

Como anunciado antecipadamente pela assessoria de imprensa da coligação “Fazendo mais por nossa Gente”, o candidato à reeleição José Melo não participou do primeiro debate do segundo turno, realizado e transmitido pela TV Band Amazonas na noite desta quinta-feira (09/10). Um dos púlpitos no estúdio ficou vazio.

De acordo com a assessoria de imprensa de José Melo, o convite foi feito em cima da hora e sem regras definidas. A diretoria da TV Band Amazonas, contudo, esclareceu que a data e o horário para o debate no segundo turno já estavam registrados no TRE desde o primeiro turno, quando candidatos e representantes de coligações assinaram um documento concordando com as regras gerais.

Eduardo Braga agradeceu aos eleitores pela vitória no primeiro turno das eleições, ressaltando que o resultado mostra o descontentamento da maioria do eleitorado. “Tivemos duas grandes vitórias no primeiro turno das eleições. Primeiro, ganhamos. Segundo, pela primeira vez na História do Amazonas a eleição vai a segundo turno”, afirmou.

Braga apontou que faltar a um debate significa desrespeito com o povo. “O eleitor gostaria de confrontar as nossas ideias e analisar melhor nossas propostas”, disse o candidato, que pôde, com a ausência de seu adversário, expor com bastante tempo e clareza as ideias contidas em seu programa de governo.

No primeiro bloco, Eduardo Braga teve a oportunidade de falar sobre suas ideias para o crescimento econômico do Amazonas. O mediador do debate, que acabou se transformando em entrevistador, falou sobre a crise econômica brasileira e indagou sobre as possíveis ações para a economia do Amazonas. “Isso mostra o quanto é importante essa eleição. O Amazonas vai ter que lidar com uma realidade de crise no mundo. É preciso criar mais políticas de geração de emprego e renda na capital e no interior”.

A prorrogação da Zona Franca de Manaus também foi lembrada por Eduardo Braga como uma medida importante para a saúde econômica do Estado. “Esse foi um compromisso que a presidenta Dilma firmou e cumpriu com o Estado do Amazonas”, disse, acrescentando que é preciso fazer ajustes tributários para garantir a chegada de mais investimentos e permitir a criação de polos econômicos estratégicos no interior do Estado.

O problema crônico de falta d’água em alguns bairros de Manaus não ficou de fora. Eduardo Braga esclareceu que o Proama foi criado por ele justamente para resolver a falta d’água nas zonas Norte e Leste da cidade. “Tenho um compromisso absoluto com essa questão. Faltam alguns investimentos para que funcione plenamente e elimine definitivamente o problema da falta d’água nas zonas Norte e Leste”, disse.

Eduardo Braga aproveitou para expor suas ideias sobre saneamento básico. “O problema do saneamento é competência da prefeitura, mas não dá para ficar olhando para um programa sério como esse e dizer: ‘já fiz minha parte, não vou fazer mais nada’. O saneamento tem que ser visto como ação de saúde, para melhorar a qualidade de vida do homem do Amazonas”, defendeu.

A segurança pública não poderia ficar de fora. Braga defendeu a necessidade de construção urgente de pelo menos cinco novos presídios no Amazonas. “Precisamos construir dois novos presídios em Manaus e mais um em Parintins, um em Maués e um em Tefé. É preciso melhorar também a gestão desses presídios”, afirmou. 

O combate ao tráfico de drogas e de armas, bem como uma melhor gestão da Polícia Militar, com a implantação de uma polícia técnica com aparelhos modernos, também foram defendidos por Braga. “Tenho muito respeito pela Polícia Militar. Sei que é formada em sua maioria por bons policiais, mas não podemos deixar a maçã podre contaminar. Segurança é um desafio que vamos enfrentar com seriedade”, garantiu.

Além de suas propostas, Eduardo Braga também teve a oportunidade de apresentar suas realizações. Na área da saúde, por exemplo, revelou que dobrou o número de leitos na capital quando foi governador. Lembrou também que acabou com as filas durante a madrugada para marcar consultas e exames. “Construí 37 hospitais no interior. Dá, sim, para resolver o problema da saúde desde que tenhamos compromisso com vocês. Quero construir mais policlínicas, mais SPAs e levar médicos especialistas para o interior”, declarou.

O fato de que o Amazonas teve um péssimo desempenho no último Ideb, caindo inclusive várias posições, não foi esquecido por Braga. “Eles confundiram política de educação com partido político na educação. Eu quero colocar o Amazonas entre os cinco melhores do Brasil”, afirmou.

Braga se dirigiu diretamente ao servidor público no último bloco do programa. “Registro aqui o meu respeito pelo servidor público. Não podemos pensar em construir um Amazonas moderno sem valorizar o servidor público para que ele tenha qualidade”, defendeu, acrescentando que pretende elaborar um novo plano de cargos, carreiras e salários para os servidores do Estado.

Em suas considerações finais, Eduardo Braga lamentou a ausência de seu adversário no debate. “Nada justifica a ausência nesse debate. Estou aqui em respeito a você, telespectador. Em respeito à democracia. Faltar ao debate foi um desrespeito a você, que não pôde ver aqui um debate de ideias. Por tudo isso peço a você que, no dia 26, vote no 15 de Eduardo e Rebecca”.

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)