29 de julho de 2014

FIBRA ÓTICA: Presente de aniversário para Coari

Projeto Executivo da rede de Fibra Ótica.
por Eledilson Colares

À véspera de completar 82 anos de elevação para a categoria de cidade, Coari se prepara para ser uma “cidade digital”. Técnicos da empresa paulista G4S Tecnology estão no município para preparar a instalação da rede de fibra ótica e de todos os equipamentos digitais que estavam armazenados na extinta Secretaria de Ciência e Tecnologia.

O “Cidades Digitais” é um programa do Ministério das Comunicações em parceria com o Ministério das Cidades. O prefeito Igson Monteiro adiantou que a Prefeitura vai dar todo apoio possível para que a obra seja concluída dentro do prazo de, no máximo, 60 dias. “Um presente de aniversário para a cidade , principalmente, para a população”. Comemora o prefeito.

A rede digital vai proporcionar uma melhoria substancial na rede internacional de computadores, a internet. De acordo com o coordenador técnico da G4S, Sebastião Sobrinho, a cidade vai receber 16,2 mil metros de cabo, o que vai interligar 23 instituições estaduais, federais e municipais, como escolas, Unidades Básicas de Saúde, Delegacia, quartel do 5º Batalhão da PM, entre outras.

Dentro de poucos dias a rede começa a ser implantada a partir do City Gate, localizado na margem da estrada Coari-Mamiá, distante cerca de 14 km do centro de Coari. Esta será a rede da Telebrás, totalmente subterrânea. O local escolhido para instalar os equipamentos e gerenciar a rede é o Palácio 02 de Agosto, sede do governo municipal.

Além das instituições que serão integradas pela rede, a população poderá fazer uso gratuito do sinal em, pelo menos, três diferentes pontos na zona Urbana do município. No centro da cidade, a escola estadual Nossa Senhora do Perpétuo Socorro; no bairro Tauá Mirim, escola Inês Vieira e no bairro União, a escola municipal Agenor Smith. Num raio de até 400 metros será possível captar e utilizar o sinal de internet gratuitamente.

Um comentário:

  1. bem pelo que eu entendi....rede privada....e a sobra para a população??? tipo sinal da amazonas digital.....

    ResponderExcluir

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.