FIBRA ÓTICA: Presente de aniversário para Coari

Projeto Executivo da rede de Fibra Ótica.
por Eledilson Colares

À véspera de completar 82 anos de elevação para a categoria de cidade, Coari se prepara para ser uma “cidade digital”. Técnicos da empresa paulista G4S Tecnology estão no município para preparar a instalação da rede de fibra ótica e de todos os equipamentos digitais que estavam armazenados na extinta Secretaria de Ciência e Tecnologia.

O “Cidades Digitais” é um programa do Ministério das Comunicações em parceria com o Ministério das Cidades. O prefeito Igson Monteiro adiantou que a Prefeitura vai dar todo apoio possível para que a obra seja concluída dentro do prazo de, no máximo, 60 dias. “Um presente de aniversário para a cidade , principalmente, para a população”. Comemora o prefeito.

A rede digital vai proporcionar uma melhoria substancial na rede internacional de computadores, a internet. De acordo com o coordenador técnico da G4S, Sebastião Sobrinho, a cidade vai receber 16,2 mil metros de cabo, o que vai interligar 23 instituições estaduais, federais e municipais, como escolas, Unidades Básicas de Saúde, Delegacia, quartel do 5º Batalhão da PM, entre outras.

Dentro de poucos dias a rede começa a ser implantada a partir do City Gate, localizado na margem da estrada Coari-Mamiá, distante cerca de 14 km do centro de Coari. Esta será a rede da Telebrás, totalmente subterrânea. O local escolhido para instalar os equipamentos e gerenciar a rede é o Palácio 02 de Agosto, sede do governo municipal.

Além das instituições que serão integradas pela rede, a população poderá fazer uso gratuito do sinal em, pelo menos, três diferentes pontos na zona Urbana do município. No centro da cidade, a escola estadual Nossa Senhora do Perpétuo Socorro; no bairro Tauá Mirim, escola Inês Vieira e no bairro União, a escola municipal Agenor Smith. Num raio de até 400 metros será possível captar e utilizar o sinal de internet gratuitamente.

1 Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

  1. bem pelo que eu entendi....rede privada....e a sobra para a população??? tipo sinal da amazonas digital.....

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato