Com crescimento de 50% no IDH, município de Coari comemora 82 anos neste sábado (2)

Em Destaque
Por -
0

Programação no Centro Cultural Carlos Braga inclui o concurso Miss Coari 2014 e inicia nesta quinta (31). Município apresentou crescimento de 50% em dez anos, segundo dados do Índice de Desenvolvimento Humano


Ocupando o 21º lugar no ranking dos municípios amazonenses, a cidade de Coari (distante 363 quilômetros de Manaus) promete muita festa neste sábado (2) para comemorar seus 82 anos. A programação começa no dia 31 e envolve diversas atividades como campeonatos esportivos, shows e o concurso Miss Coari 2014. Segundo dados do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do município, Coari apresentou crescimento de 50% de 2000 a 2010.
Os eventos serão realizados no Centro Cultural Carlos Braga, localizado na estrada Coari-Mamiá, na sede do município. A programação inicia no dia 31 com torneios de vôlei de praia, tênis de mesa e sinuca, além de shows de vários artistas do Estado. Nesta noite também serão apresentadas as candidatas a Miss Coari 2014.
No dia 1 de agosto a programação continua, porém, à meia noite, cerca de 80 mil pessoas irão cantar “Parabéns” para a cidade com show pirotécnico.
No terceiro e último dia, será realizada a tradicional Corrida 2 de Agosto, com maratonistas locais e estaduais, além das novidades do ano: o GP Coariense de Motocross e o 1º Festival de Lutas Casadas, nas categorias Submission e Jiu-Jítsu. À noite, a festa será comandada pela dupla sertaneja Jorge e Matheus, além da escolha da Miss Coari 2014.
Crescimento
Coari ocupa atualmente a 21ª posição no ranking dos municípios do Amazonas. O crescimento de 2000 a 2010 foi de mais de 50%, quase 20% a mais do que a média de crescimento obtida pelos primeiros quatro municípios do ranking – Parintins, Itapiranga, Presidente Figueiredo e Itacoatiara - no mesmo periodo.
Coari, que em 2000 apresentava um IDH de 0,389, estava classificado como um índice muito baixo de desenvolvimento humano, conforme o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), mas de acordo com os dados do Atlas de Desenvolvimento Humano no Brasil 2013, a realidade mudou e o município teve um incremento de 87,82% no seu IDHM nas últimas duas décadas.
Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)