AMAZONAS COMEÇA A TER PERÍODO DE VAZANTE

Em Destaque
Por -
0
RIO NEGRO COMEÇA A SECAR
Na Betânia, morador de área alagada recebeu ontem
kit de ajuda da Prefeitura de Manaus 
(Euzivaldo Queiroz)

O processo de vazante do Rio Negro começou segundo o Serviço Geológico do Brasil (CPRM). Ontem o rio baixou um centímetro depois de permanecer durante seis dias na cota de 29,50 metros. Segundo o pesquisador em geociências do CPRM André Martinelli, o nível do rio Negro no Porto de Manaus está oscilando para mais e para menos desde o dia 13 de junho e atingiu seu limite superior 29,50 metros no dia três de julho o que é chamado pelos pesquisadores de rio parado.

Emergência 

O prefeito de Manaus, Artur Neto, decretou, no dia 26 de maio, situação de emergência na capital amazonense devido à cheia do Rio Negro. Com o nível do rio em 29,19 metros, ruas começaram a ser interditadas e moradores de diversas áreas já relatam problemas causados pela subida das águas. Em todo o Amazonas, 33 municípios estão em situação de emergência por conta da cheia dos rios.

Maioria dos Rios começou a secar

De acordo com boletim divulgado no último dia 26 de junho, sobre a situação da cheia no Amazonas, a vazante já começou na maioria dos rios: as bacias do Javari, Purus e Amazonas encontram-se no período de vazante; já no Madeira há vazante, mas com níveis ainda elevados para o período. Na bacia do Solimões, monitorado nas estações de Manacapuru e Itapeuá (próximo a Coari) está com nível parado, com sinal de fim de cheia. 
Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)