Ronda no Bairro reforça segurança durante Festival de Parintins 2014

Em Destaque
Por -
0


O Festival de Parintins deste ano irá contar, pela primeira vez, com a atuação do programa Ronda no Bairro, que foi implantado no município em dezembro no ano passado e ficará responsável pelo policiamento ostensivo em todos os bairros da cidade.  Ao todo, cerca de 1,5 mil servidores, entre policiais civis, militares e bombeiros, participam da Operação Parintins 2014, realizada em parceria com órgãos do governo do Estado, município e governo Federal.

Segundo o secretário de Segurança Pública do Amazonas, coronel Paulo Roberto Vital, assim como nos anos anteriores, todos os órgãos do sistema (Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Departamento Estadual de Trânsito, Ouvidoria-Geral e Corregedoria), participam da operação para garantir uma festa segura para todos. Neste ano, a estimativa é que a  cidade receba 80 mil visitantes.

Ele destaca que o Festival de Parintins  é estabelecido, por meio de portaria da SSP, como evento de alta complexidade e de grande repercussão nacional e internacional.  "O município de Parintins já conta desde o ano passado, com o reforço de policiais por conta da implantação do Ronda no Bairro, e neste ano será incluído dentro da operação, garantindo a segurança em toda a cidade", afirmou Vital.

O comandante da Operação Parintins 2014 da Polícia Militar, tenente-coronel Marcos Brandão, explica que todas as modalidades de policiamento serão empregadas na grande operação: Canil, Fluvial, Aéreo, Esquadrão Anti-bombas (Grupo Marte). "Não iremos atuar apenas na parte ostensiva, mas principalmente preventiva, fazendo fiscalizações e varreduras nos locais de grande concentração de pessoas", disse Brandão.

Efetivo - Ao todo, ele explica que o município receberá o reforço de 600 policiais, que somados aos cerca de 200 que já atuam na cidade no programa Ronda no Bairro, irão integrar à grande operação de segurança que será realizada neste ano.  "Os policiais do Ronda no Bairro irão atuar no policiamento nos bairros enquanto o reforço atua diretamente nas áreas de festa", destacou.
Neste ano, Brandão explica que haverá um reforço feito pelos policiais da Politur, policiamento turístico, por conta do aumento de turistas estrangeiros que devem participar da festa. "Por conta da Copa do Mundo, a expectativa é de haver aumento de turistas estrangeiros na ilha, por isso, estaremos colocando policiais bilíngues em áreas estratégicas, porto e aeroporto. E ainda em qualquer ocorrência que envolva estrangeiros", ressaltou.

A tropa que irá atuar no município começa a ser deslocada para Parintins no dia 22. Mas desde o dia 18, os grupos de apoio já desembarcam na cidade para montar a estrutura.

O policiamento será feito por 30 viaturas, 20 motocicletas, uma lancha, helicóptero equipado com aparelhos de captação de imagens de última geração, além de cães farejadores, além do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), para que agentes monitorem o movimento da cidade por meio das câmeras instaladas nos pontos de maior circulação de pessoas e no Bumbódromo.

Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)