QUE ABERTURA DE COPA POBRE E DECEPCIONANTE

Em Destaque
Por -
0

Algumas palavras sobre a festa de abertura...

Bruno Astuto

Abertura da Copa deixou a desejar (Foto: AG.News)


Vou direto ao ponto: achei o estádio bilionário feiíssimo, o balé de abertura de uma pobreza vergonhosa, o jogo bem fraco e cheio de lances duvidosos e essas manifestações atingindo jornalistas, uma selvageria. O fato de a Copa não ter tido um discurso de abertura foi bizarro, um ato covarde. Não falo apenas da presidente Dilma, mas do capo da Fifa, Joseph Blatter, o verdadeiro dono da festa. É como se fôssemos à festa de alguém e o anfitrião nos desse as costas.

O Brasil sabe fazer espetáculos grandiosos sem buracos. A quem interessar possa entre os gringos desses eventos internacionais, selecionei algumas inspirações - e olha que o corpo de baile vai para o palco praticamente sem ensaio. São elas: Parintins, Sambódromo do Rio, carnaval de Olinda e as festas juninas de Campina Grande. Todas elas são grandes disputas em que conta uma coisa chamada evolução. Um buraquinho no palco e a escola, a quadrilha e o boi são desclassificados.

Claudia Leitte, que bateu um boão, e J-Lo (Foto: AG.News)
Claudia Leitte foi, sim, um ponto alto nessa apresentação capenga. Estava bonita, esbanjou simpatia e levantou o público. Deixou J-Lo – cheia de problemas na vida amorosa – bem apagada, e ainda soube conduzi-la no palco, como anfitriã local de uma gringa que não entendia muito seu papel na festa. Sobre o playback, basta dar uma olhada nas outras festas de abertura para saber que ele é absolutamente normal, com algumas intervenções ao vivo dos cantores. Não é um show de música, mas um show pictórico.

Aliás, festas de abertura de Copas do Mundo nunca são lá essas coisas – as dos Jogos Olímpicos é que são. Lembro bem da Copa da França, com um belo desfile do Yves Saint Laurent, mas a plateia do estádio ficou meio sem saber o que estava vendo. Desfile de moda e futebol nunca lá foram muito ligados... pelo menos até surgir o David Beckham. Mesmo assim, a nossa ficou muito aquém do que poderia ser e do que nossas mentes criativas – e como existem no Brasil – são capazes de fazer.
A minha única emoção neste jogo foi a plateia cantando o hino até o final, depois da interrupção protocolar da música. E achei que o fato de um paraplégico chutar uma bola com seu exoesqueleto ganharia maior destaque no show – quem não estava por dentro do assunto (boa parte das bilhões de pessoas que assistiam à festa pela TV) ficou sem entender nada. Que esta ideia prospere, cresça, se alastre e esteja ao alcance de quem não puder pagar. A dívida deste país com os portadores de deficiência é abissal. Falo com conhecimento de causa, de quem já manteve uma escola/ ONG com 100 portadores de múltiplas deficiências. Este exoesqueleto é um gol que precisamos marcar.
Tomara que tenha sido apenas um começo com o pé esquerdo. Respeito opiniões divergentes, mas esta é a minha, o que não me impede de dizer: Viva o Brasil, porque eu amo e torço pelo meu país dentro e fora dos gramados. E estou feliz com a nossa vitória. Rumo ao hexa!
Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)