‘Prevaleceu o bom senso e a união de todos’, diz José Melo sobre acordo para votação da PEC da prorrogação da ZFM nesta quarta-feira

Em Destaque
Por -
0
Ficou para esta quarta-feira, dia 4 de junho, a votação, em segundo turno na Câmara dos Deputados, da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prorroga os incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus por mais 50 anos (até 2073). A definição saiu após o fechamento, na tarde desta terça-feira, dia 3, do acordo entre o Governo Federal e as partes interessadas na prorrogação da Lei de Informática, que trata sobre os incentivos fiscais dos bens deste setor.

De acordo com o governador do Amazonas, José Melo, que está em Brasília desde ontem (segunda-feira, dia 2) acompanhando as negociações, a votação das duas matérias (prorrogação da Lei de Informática e a da Zona Franca) deve abrir a pauta do Plenário da Câmara, na tarde de quarta-feira.  "Até que enfim o Governo Federal fechou o acordo em relação à Lei de Informática. Ficou estabelecido, então, que até amanhã esse será o primeiro item da pauta e, logo em seguida, vem a PEC que prorroga a Zona Franca de Manaus", disse José Melo, ao receber a notícia do fechamento do acordo durante reunião com parlamentares do Amazonas na Câmara Federal.

Pelas bases do acordo fica estabelecida a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para os bens de informática produzidos fora da ZFM nas seguintes bases:  80% até 2024, reduzindo para 75%, de 2024 a 2026 e, de 2026 até 2029, ficará em 70%.

"Então prevaleceu o entendimento, o bom senso, a união de todos. Esse foi um esforço conjunto de todos. Portanto, desta forma conseguimos construir o que, com certeza, vai redundar na prorrogação da Zona Franca de Manaus, com a geração de muitos empregos e muita renda. Muitas famílias amazonenses vão ficar felizes, como eu estou hoje por esse ato", destacou José Melo, que durante todo o dia desta terça-feira atuou junto aos deputados da bancada do Amazonas na construção de um consenso.

Pela manhã, ele reuniu-se com os deputados federais Átila Lins, Silas Câmara, Rebecca Garcia, Pauderney Avelino e Carlos Souza, além do secretário estadual de Fazenda, Afonso Lobo, na sede da representação do Governo do Amazonas e à tarde concentrou esforços na Câmara.

CRÉDITO DAS FOTOS: ALEX PAZUELLO/AGECOM

Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)