6 de junho de 2014

No dia do Meio Ambiente, Governo Estadual entrega a famílias extrativistas títulos que asseguram acesso a políticas públicas

Em uma ação que beneficia mais de 1.400 famílias, o governador do Amazonas, José Melo, entregou nesta quinta-feira, 5 de junho, seis Concessões de Direito Real de Uso (CDRU) Coletivas a moradores que vivem em seis Unidades de Conservação Federais em que o Governo do Estado possui terras em seu domínio. A solenidade ocorreu na sede do Governo, bairro Compensa, zona oeste de Manaus.

Na prática, a ação garante segurança jurídica aos ribeirinhos das reservas extrativistas, promove a implementação do Plano de Manejo da Unidade de Conservação e dá acesso a políticas públicas para as comunidades.  José Melo afirmou que a assinatura das seis concessões tem para os ribeirinhos das reservas o mesmo peso da aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prorroga a Zona Franca de Manaus.

O governador também determinou que a mesma medida seja válida  para as reservas estaduais. "Essa concessão representa para as famílias a segurança de poder desenvolver atividades sustentáveis a um longo prazo. Antes eles tinham que vir à Manaus, de cinco em cinco anos, para renovar esse documento. Aproveito a oportunidade para determinar ao governo que a mesma medida ocorra nas nossas reservas. Nossa determinação também é que as atividades econômicas no interior sejam cada vez sustentáveis", destacou.

As seis associações das reservas beneficiadas com a medida são: Associação dos Produtores Rurais de Carauari (ASPROC); Associação dos Produtores Rurais de Juruá (ASTRUJ); Associação Agroextrativista de Auati-Paraná (AAPA) com sede em Fonte Boa; Associação dos Produtores de Jutaí (ASPROJU); Associação dos Moradores do Rio Unini (AMORU) em Barcelos; e Associação dos Trabalhadores Agroextrativistas do Médio Purus (ATAMP) em Lábrea.  

Para o presidente da Associação dos Trabalhadores Agroextrativistas do médio Purus, José Maria Ferreira, (32), a medida do governo ajudará a acelerar a atividade econômica sustentável na região. "Essa é a mola de vai destravar a gestão da reserva. Esse documento garante aos extrativistas o uso permanente da área, direito a moradia e acesso a linhas de crédito", disse.

O presidente em exercício do Instituto de Terras do Estado do Amazonas (Iteam), Vital da Costa Melo, afirmou que os ribeirinhos terão acesso à capacitação técnica. "Essa era uma reinvindicação de 30 anos dessas comunidades. Então agora temos um novo cenário onde eles poderão acessar as políticas públicas do Estado e do Governo Federal principalmente a assistência técnica, fundamental para o desenvolvimento das atividades", ressaltou.  

Ação integrada- Assinatura das concessões são fruto de um Termo de Cooperação Técnica entre o Governo do Amazonas, por meio do Iteam,  Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Ministério Público Federal (MPF), Procuradoria Geral do Estado (PGE) e demais instituições parceiras no processo de regularização fundiária das reservas.

O diretor de ações socioambientas do ICMBio, João Arnaldo Novais, destacou a assinatura das concessões feitas por José Melo como forma de colaborar com uso racional dos recursos naturais e disse que a ação do Governo do Amazonas irá influenciar outros Estados. "Por conta deste esforço conjunto no Amazonas iniciamos as negociações com o Estado do Pará para que medidas semelhantes sejam tomadas. Esse gesto de hoje do governador já está servindo de referência", afirmou.

Já o procurador do Ministério Público Federal (MPF), Júlio Araújo Júnior, destacou o diálogo entre os órgãos públicos. "O importante é que conseguimos alcançar perspectiva em que se reconheça o uso coletivo da terra por parte das comunidades e seu papel principal na proteção do meio ambiente".


FOTOS: MICHAEL DANTAS/AGECOM


Nenhum comentário:

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

A loja mais completa e o crediário mais fácil da cidade.

A loja mais completa e o crediário mais fácil da cidade.
Vem pro Chora!

Pedidos On Line

Pedidos On Line

RIFÃO

RIFÃO
Mil reais Compra chora Pra Vender Fiado 1 ano de academia 1 Jantar a dois no shushiburger 1 Pct redução de medidas (5 sessoes massagem modeladora) Companhia de Estética e Beleza Magras 1 look Ele&Ela 1 ano academia SuarFit 1 combo suplementos Farma Norte (Cafeina, BCCA e Whey) 1 pacote cilios fio a fio natural +design de sobrancelhas completo + depilação: buço+axilas (Espaço beleza Joyce Nascimento) 1 Bronzeamento (Joyce Bronzeamento)

Vem pro Mundo das Delícias!

Vem pro Mundo das Delícias!
#LorinhoPizzaeSorvete PizzaDelivery: (97)9 8117-4097 (97) 9 8408-8097 (97) 9 8127-2257 (97) 9 9164-3178 3561-9474 97 8117-4097 (Whatsapp)