Jovens indígenas discutem realidade de seus povos e lançam exposição no Senado

Em Destaque
Por -
0
A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal realiza Audiência Pública sobre situação de crianças e adolescentes indígenas da Amazônia no dia 3 de junho de 2014 às 14horas. A Audiência foi proposta pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e tem por objetivos criar um espaço de expressão para adolescentes e jovens indígenas organizados por meio de suas redes de participação social e debater os avanços e desafios na realização dos direitos de adolescentes e jovens indígenas da Amazônia.

Na ocasião será aberta também a Exposição Fotográfica EyeSee – Ver o Mundo pela Fotografia, fruto de parceria entre o UNICEF e o setor privado. A exposição, que ficará instalada no Espaço Ivandro Cunha Lima, no Senado, é resultado da Oficina de Fotografia realizada com adolescentes e jovens indígenas do Alto Rio Solimões, em Tabatinga, com apoio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM-FAEPI). A exposição primeiro foi apresentada às próprias comunidades envolvidas no projeto, tendo passado por Benjamin Constant, São Paulo de Olivença e Tabatinga, municípios localizados no Alto Rio Solimões (AM) e Manaus. Sete povos indígenas foram retratados pelos jovens das aldeias que virão ao Senado participar do lançamento da exposição.

O objetivo do evento é dar visibilidade às desigualdades que impactam sobre as populações indígenas que vivem na Amazônia, especialmente crianças e adolescentes. De acordo com Gary Stahl, representante do UNICEF no Brasil, "há uma tripla exclusão: étnica, por serem indígenas, de classe, por serem pobres, e geracional, por serem jovens, que pode ser até pior se são mulheres."

Para o representante, será um momento importante para que os próprios jovens e adolescentes indígenas falem de suas histórias e desafios, buscando mostrar aos parlamentares a importância de se ouvir estes grupos. Serão sete jovens e adolescentes dos estados do Acre, Amazonas e Roraima que estarão presentes na audiência pública.

Para o UNICEF, a audiência é um momento estratégico para se produzir informação e análise que contribua para uma maior visibilidade dos temas relacionados aos direitos de adolescentes e jovens da Amazônia no Senado Federal, gerando canais de diálogo e participação dos adolescentes e jovens junto aos parlamentares e ainda sugerindo prioridades legislativas para assegurar políticas públicas para a Amazônia.

Serviço
Audiência Pública: "Situação de adolescentes e jovens indígenas da Amazônia Legal Brasileira e apresentação da Exposição de Fotos do Projeto Jovens Comunicadores Indígenas"
Local: Plenário 9, Ala Senador Alexandre Costa, Anexo 2, Senado Federal (Brasília)
Horário: 14h
Dia: Terça-feira, 3/06
Exposição EyeSee – Ver o Mundo pela Fotografia
Local: Espaço Ivandro Cunha Lima, Anexo 1, Senado Federal, Brasília (DF)
Período: De 3 a 5 de junho de 2014
OBS.: Visitação aberta ao público

Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)