13 de junho de 2014

Início da Copa do Mundo de 2014 é marcado por tranquilidade em Manaus

O clima foi de tranquilidade em Manaus na primeira partida da Copa do Mundo, entre Brasil e Croácia. Com um esquema de segurança que envolveu órgãos das esferas estadual, municipal e federal, não foram registradas ocorrências graves nos principais pontos de reunião de torcedores como o FIFA Fan Fest, praia da Ponta Negra, zona oeste, e na Avenida Itaúba, no bairro Jorge Teixeira, zona leste da capital.

Todo o monitoramento da cidade foi realizado de forma integrada e realizado a partir do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), que contou com o auxílio de 265 câmeras espalhadas em vários pontos de Manaus, conforme explicou o secretário executivo para Grandes Eventos, coronel Dan Câmara. De acordo com ele, essa mesma estrutura será utilizada durante o primeiro jogo da Copa do Mundo em Manaus, no próximo sábado, dia 14 de junho, entre Inglaterra e Itália.

"O modelo de segurança que nós desenvolvemos não é só para a Arena da Amazônia, mas para todos os locais de evento de interesse da Copa. Nós temos perímetros de segurança, checagem de acesso, postos de comando e controle estabelecidos, tudo isso para garantir a integridade do torcedor que decidir ir a um desses lugares em dias de jogo".

A ação integrada envolveu aproximadamente cinco mil servidores das Polícias Militar, Civil e Federal e Polícia Rodoviária Federal, Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), Instituto Municipal de Trânsito (Manaustrans), Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM), além do Exército Brasileiro.

De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP), passaram pela Ponta Negra, durante todo o dia, aproximadamente 37 mil pessoas. No local foi instalado um Centro Móvel de Monitoramento, que conta com 18 câmeras, além de uma plataforma móvel também equipada com câmeras.

Foi montada também na Ponta Negra uma delegacia móvel, instalada em um ônibus, onde foram registradas apenas sete ocorrências, sendo todas de furtos de aparelhos celulares, carteiras e documentos, de acordo com o delegado responsável Rafael Montenegro. O Corpo de Bombeiros do Amazonas registrou quatro casos de coma alcoólico.

Orientação ao consumidor – Um ônibus do Programa Estadual de Proteção, Orientação e Defesa do Consumidor (Procon) e outro da Defensoria Pública do Estado também esteve disponível para atender os torcedores e turistas que foram até o local para torcer pela seleção brasileira.

Na Avenida Itaúba, um centro de monitoramento foi montado na Escola Municipal Helena Augusta Walcott. No local também estavam presentes o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Manaustrans e não foram registradas ocorrências, assim como em outros pontos da cidade onde houve grande concentração de torcedores, conforme o secretário de segurança, coronel Paulo Roberto Vital.

Ele afirmou ainda que as 30 Companhias Interativas Comunitárias (Cicom) do Ronda no Bairro mantiveram a segurança em todos os bairros da capital.  "O Ronda atuou reforçando o policiamento ostensivo, como prevê o nosso plano de segurança integrado", destacou Vital.

Saúde – De acordo com dados do Centro Integrado de Operações em Conjunto da Saúde (CIOCS), foram montados dois Prontos Atendimentos, um no FIFA Fan Fest e outro na Avenida Itaúba, com uma UTI Móvel e 1 Unidade de Suporte Básico. As ações contaram com 29 profissionais do Samu entre técnicos de enfermagem, coletador, enfermeiro, médico e condutor.

Foram registrados 11 atendimentos, entre eles um atropelamento com politraumatismo, cuja vítima continua em observação no Hospital Pronto Socorro João Lúcio, zona leste de Manaus. Na área da Ponta Negra foram 13 ocorrências, sendo 12 atendimentos clínicos e um trauma, mas nenhum considerado grave.

CRÉDITO DAS FOTOS: MICHAEL DANTAS/AGECOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.