Governador José Melo inaugura Centro Integrado que comandará operações de segurança na Copa do Mundo

O governador do Amazonas, José Melo, inaugurou nesta segunda-feira, 2 de junho, as instalações do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICC-R), na avenida André Araújo, Aleixo (zona centro-sul), que servirá como base de coordenação de todas as ações e operações de segurança durante a Copa do Mundo em Manaus. O local recebeu investimentos de R$ 68 milhões, entre construção do prédio e equipamentos, dos Governos Federal e Estadual.

De acordo com o governador José Melo, o CICC-R faz parte do conjunto de investimentos, da ordem de R$ 100 milhões, do Estado e da União, específicos para reforçar a estrutura da área de segurança para o período do Mundial de futebol. "O que nós estamos vendo hoje aqui no centro de comando e controle é tecnologia nova, moderna que vai permitir que os integrantes da segurança pública possam, em tempo real, ter conhecimento das ocorrências e poderem agir de forma mais rápida, mais eficiente e garantindo uma maior segurança à população. Isto aqui vai servir para a copa sim, mas vai ser um legado fantástico para a segurança pública do nosso Estado", declarou o governador.

José Melo destacou ainda que pelo menos 30 órgãos das esferas estadual, municipal e federal deverão trabalhar integradamente no centro de monitoramento. Mas é necessário também o apoio do cidadão no combate a criminalidade. "Nós, enquanto entes do governo, já estamos fazendo a nossa parte, mas precisamos que aquele cidadão que está em casa e presencia um crime, por favor, denuncie. Se isso acontecer aí sim nós teremos a alegria de afirmar que todos nós estamos juntos", reiterou o governador.

 O secretário de Segurança Pública do Amazonas, coronel PM Paulo Roberto Vital, destaca que, com a inauguração do Centro, Manaus como sede da Copa do Mundo, completa sua estrutura de Sistema Integrado de Comando e Controle, que compreende os Centros Integrados de Comando e Controle Móveis (CICCM) e as Plataformas de Observação Elevada e o imageador aéreo, equipamento instalado em um helicóptero que transmite imagens em tempo real.

"O Amazonas cumpriu o que foi pactuado com o Governo Federal para garantir uma estrutura adequada para o evento. Esse será o nosso principal legado pós-copa", disse.

Vital informa, ainda, que o modelo conceitual do CICCR prevê a operação conjunta e cooperativa de diversas forças de segurança e resposta a emergências dentro de um mesmo ambiente físico, devidamente capacitado por sistemas de informação e videomonitoramento de última geração e meios de comunicação que permitam a interação em tempo real com as entidades participantes e os agentes de segurança em campo.

Detalhes da construção - O CICCR tem 2.700 metros de área construída.  Na estrutura se destacam as Salas de Operações, Gerência de Crise e Coordenação e Controle Integrados, e de Reunião.

A Sala de Operações é dotada de um videowall com 11 metros de largura, composto por 36 telões e uma Central de Atendimento com 35 posições dotadas de telefones e monitores de computador. Nesse local estarão servidores dos diversos órgãos, acompanhando as ocorrências que forem consideradas do grande evento.

O Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) vai continuar atendendo as ocorrências locais. O Ciops fará os atendimentos emergenciais e o CICCR as que forem ligadas ao grande evento. Durante os 30 dias do mês de junho, o CICCR irá funcionar por 24 horas, seguindo o conceito que o evento Copa durará o mês inteiro.

De acordo com o secretário-adjunto de Grandes Eventos da SSP-AM, coronel Dan Câmara, o CICC-R contará com um ambiente onde todas as atividades de Comando e Controle para grandes eventos serão planejadas e executadas de forma integrada entre os órgãos das esferas municipal, estadual e federal. "Além disso, o Centro será o principal órgão de apoio à tomada de decisão nos níveis municipal, estadual e federal e sobre assuntos de segurança e defesa social, relativos aos Grandes Eventos, em especial a Copa do Mundo FIFA 2014", afirmou.

FOTOS: MICHAEL DANTAS/AGECOM


Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato