Governador José Melo destaca importância da programação cultural desenvolvida pelo Governo do Estado e Prefeitura de Manaus durante a Copa 2014

Em Destaque
Por -
0
Na noite desta sexta-feira, 20 de junho, durante a estreia da turnê brasileira da cantora portuguesa Cuca Roseta, no Teatro Amazonas, o governador José Melo ressaltou a importância dos projetos culturais executados pelo Governo do Amazonas durante a Copa do Mundo, que estão oferecendo à população o acesso gratuito à cultura. A apresentação da artista, que é considerada pelo produtor musical, jornalista e crítico Nelson Motta como uma das mais importantes cantoras lusas da atualidade, integra a série de atividades do projeto "Amazonas de Todas as Artes", coordenado pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC).

"Nesta Copa do Mundo, o nosso Governo e a Prefeitura de Manaus estão oferecendo um leque de opções culturais em Manaus e essa é uma delas. Pena que nós não podemos esticar o Teatro, pois se pudéssemos essa multidão toda que está aqui iria ver nossa querida Cuca", ressaltou Melo, que assistiu ao espetáculo ao lado do ministro da Presidência de Assuntos Parlamentares de Portugal, Luís Marques Guedes, e do embaixador Extraordinário e Plenipotenciário de Portugal, Francisco Telles.

O governador também falou que a vinda de espetáculos estrangeiros aproxima as culturas de diferentes países, especialmente de Portugal, com quem o Brasil já possui várias afinidades. "Esse evento é importante porque renova os laços que o Amazonas tem com a nossa pátria mãe, que é Portugal. Brasil e Portugal possuem muita convergência em aspectos culturais, científicos e de ideias", comentou.

Cuca Roseta também é considerada por especialistas e críticos de sua terra natal como a "nova voz do fado". A intérprete veio a Manaus acompanhada de sua banda para apresentar o seu segundo trabalho, intitulado "Raiz". Depois de Manaus, Cuca se apresentará em Belém (PA), Santos e São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ).

O projeto "Amazonas de Todas as Artes", criado pelo Governo do Amazonas e coordenado SEC, foi lançado pelo governador José Melo e pelo secretário de Estado de Cultura, Robério Braga, no dia 27 de maio, na sede do Governo do Amazonas. A programação cultural foi criada para ser desenvolvida de 1º de junho a 13 de julho, em 20 espaços culturais administrados pela SEC durante o Mundial de Futebol. Ao todo serão 997 eventos culturais, com ênfase no folclore regional e cultura popular amazonense.

O "Amazonas de Todas as Artes" selecionou 19 mil artistas por meio de edital. A agenda inclui espetáculos de dança, teatro, sessões de cinema, música, exposições e etc. Um total de 353 guias culturais foi recrutado para orientar os visitantes sobre a programação e sobre os pontos turísticos culturais da cidade.

Segundo o governador José Melo, a programação cultural do Estado segue a proposta de dar destaque à produção artística da terra aos visitantes nacionais e estrangeiros que prestigiarem os jogos na cidade de Manaus agregando ainda mais valor àquelas pessoas que vêm achando que só vão encontrar rio, floresta e pássaros. "Poucos sabem que temos um dos maiores festivais de ópera do mundo ou que realizamos um dos maiores festivais folclóricos a céu aberto do país; os próprios brasileiros desconhecem isso", disse o governador.

Para mais informações sobre as ações, projetos e atividades desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Cultura, acesse www.facebook.com/culturadoamazonas e visite o novo Portal da Cultura www.cultura.am.gov.br.

CRÉDITO DAS FOTOS: MICHAEL DANTAS / AGECOM


Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)