Artigo produzido por pesquisadores da Fundação Hemoam e Fapeam está entre os mais acessados em periódico científico internacional

Em Destaque
Por -
0
Um grupo de pesquisadores da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam) publicou em fevereiro deste ano, no periódico científico internacional "BMC Infectious Diseases", o artigo "Molecular Epidemiology of Hepatitis B and Hepatitis Delta viruses circulating in the Western Amazon region, north Brazil" ("Epidemiologia molecular do vírus da hepatite B e da hepatite delta que circulam na região da Amazônia Ocidental, Norte do Brasil").

No site do periódico, o artigo está relacionado entre os altamente acessados (highly accessed), demonstrando assim, o grande interesse da comunidade científica mundial pelo tema e os resultados apresentados.

A Amazônia Ocidental é uma área endêmica para o vírus da hepatite B/HBV e o vírus da hepatite delta/HDV, que só infecta a pessoa que já tem o vírus da hepatite B. A associação desses dois vírus geralmente evolui para uma doença grave. Dessa forma, a co-infecção HBV-HDV representa importante tema de saúde pública e oportunidade única de investigação por pesquisadores da região amazônica, visto que esta é a única região na América Latina, onde o vírus da hepatite delta circula, e onde os casos de hepatite fulminante em co-infectados foram notificados.

O artigo científico descreve as variantes moleculares do vírus da hepatite B e do vírus da hepatite D, que circulam na região amazônica, que incluiu 224 pacientes recrutados no período de 2003 a 2009, em Manaus e no município de Eirunepé.

Equipe – O estudo foi realizado pelos pesquisadores Myuki Crispim, Nelson Fraiji, Sonia Campello, Dagmar Kiesslich, Nicolas Schriefer (pesquisador visitante senior/Fapeam) e Mariane Stefani (pesquisadora visitante senior/Fapeam), todos vinculados à Fundação Hemoam.

Segundo Myuki Crispim, uma das autoras do artigo, o estudo de mapeamento molecular, com a descrição dos genótipos do vírus da hepatite B e do vírus da hepatite delta circulantes na população infectada da Amazônia Ocidental, permitirá uma melhor compreensão sobre o papel dessas variantes genéticas.

A pesquisadora da Fapeam, Mariane Stefani, afirma que este artigo poderá trazer a base de um futuro estudo de pesquisas mais avançadas para beneficiar a população.

Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)