Arena da Amazônia ganha certificação de construção sustentável e Governo do Amazonas lança site para cálculo de emissão de carbono

Em Destaque
Por -
0
A arena da Amazônia Vivaldo Lima conquistou a certificação LEED, sigla em inglês de Liderança em Projetos de Energia e Meio Ambiente. O LEED é um sistema internacional de certificação e orientação ambiental para edificações, utilizado em 143 países e tem a finalidade de incentivar a sustentabilidade nas construções.

Na manhã desta sexta-feira, 20 de julho, o secretário de Estado Extraordinário e coordenador da Unidade Gestora do Projeto Copa (UGP- Copa), Evandro Melo, fez o anúncio da certificação na Sede da Governo, no bairro Compensa 2, zona oeste de Manaus. Ele destacou que a arena foi pensada para ser sustentável o que ajudou na conquista da certificação.

"A arena, desde a sua concepção, foi pensada como arena sustentável. Nela nós utilizamos a água da chuva para várias atividades, a eficiência energética também é extremamente positiva e tudo isso fez com que houvesse a certificação de arena sustentável", disse.

Calculadora virtual - Além de obter a certificação de obra sustentável da Arena da Amazônia,  o Governo do Amazonas lançou o site www.amazoncarbonfree.com.br  para que turistas e moradores façam o cálculo de emissões de carbono. A ideia da calculadora virtual é conscientizar as pessoas para que elas gerem menor quantidade de carbono durante as viagens.

Ao acessar a calculadora de carbono, que será permanente, o internauta poderá estimar as emissões das viagens aéreas realizadas, a partir de ações de compensação revertidas em plantio de mudas ou ações de conservação, que serão executadas por Organizações Não Governamentais (ONG's) cadastradas pela SDS. "Em parceria com o Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza (IBDN), desenvolvemos uma calculadora de carbono, em que o turista pode identificar a distância em quilômetros, o quantitativo de carbono emitido, e o quanto isso equivale em árvores, em reais e em dólares", explicou a titular da SDS, Kamila Botelho do Amaral.
O Parque Estadual Samaúma no bairro Cidade Nova, zona norte Manaus, será a primeira área beneficiada com a medida do Governo. Ainda de acordo com a secretária, o site será permanente e as pessoas poderão fazer as compensações financeiras caso queiram.

Os recursos servirão para o plantio de mudas e tudo acompanhado por órgãos de controle. "Tem um comitê organizar que a SDS preside onde oito ONG's estarão acompanhando a execução desses recursos. O Tribunal de Contas do Estado e o Ministério Público Federal foram convidados e já aceitaram os convites. Tudo será acompanhado por órgãos de controle internos e externos", afirmou.

Carbono em campeonatos mundiais - Em 2006, na Copa do Mundo da Alemanha, iniciou o programa oficial "The Green Goal", com o objetivo de reduzir a emissão de dióxido de carbono (CO2), produzido nas operações de infraestrutura em geral do evento, como transporte, eletricidade e construção civil.  Em seguida, o programa teve continuidade na Copa da África do Sul e agora no Brasil.


https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif

FOTO - ALEX PAZUELLO E MICHAEL DANTAS / AGECOM




Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)