Taça da Copa do Mundo é apresentada na Arena da Amazônia

A Taça da Copa do Mundo FIFA foi apresentada na manhã desta segunda-feira, 19 de maio, na Arena da Amazônia, primeiro estádio brasileiro a recebê-la. O troféu, feito em ouro maciço 18 quilates, foi apresentado pelo tricampeão mundial da Copa de 1970, Roberto Rivelino e, em seguida, levado a uma área de exposição no Amazonas Shopping, onde ficará disponível para visitação até às 21h desta segunda-feira. Depois de Manaus, a taça segue para Belém, no Pará.

Acompanhado do coordenador da Unidade Gestora do Projeto Copa (UGP-Copa), Miguel Capobiango, do vice-presidente da Coca-Cola, patrocinadora do evento, Jack Correa, do diretor de Comunicação, Assuntos Governamentais e Sustentabilidade da empresa, Victor Bicca, e do presidente do Conselho Nacional das Populações Extrativistas, Manoel Cunha, Rivelino repetiu o gesto eternizado por Bellini, em 1958, e ergueu a taça no gramado da Arena da Amazônia.

Um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos, Rivelino falou da emoção de voltar à cidade que, em 1969, recebeu o último amistoso da Seleção Brasileira antes do Mundial de 1970 no México, onde a equipe acabou campeã, eternizando aquela geração que, além de Rivelino, contava com Pelé, Carlos Alberto Torres e Jairzinho, entre outros, como a melhor da história.

"Eu fiquei muito feliz de voltar à Manaus, porque as paisagens aqui são maravilhosas. Foi aqui que, de certa forma, iniciamos a campanha do tricampeonato. E eu tenho esse privilégio de ser uma das poucas pessoas a poder segurar a taça", declarou.

O tricampeão mundial também elogiou a estrutura e principalmente o gramado da Arena da Amazônia, afirmando que as equipes que aqui jogarem durante a Copa não poderão usar a desculpa do gramado para justificar possíveis maus resultados. Ele disse ainda torcer para que os clubes do Amazonas se sintam incentivados pela existência do estádio e melhorem o futebol local.

Para o coordenador da UGP, Miguel Capobiango, o fato da Arena da Amazônia ter sido o primeiro estádio no Brasil a receber a taça é o reconhecimento do trabalho executado na preparação para o Mundial. "Hoje está sendo coroado um grande trabalho que foi feito de todas as estruturas governamentais, do Estado e Prefeitura, para que Manaus recebesse a Copa do Mundo".
  
Homenagem – Além da apresentação da Taça da Copa do Mundo em todas as capitais brasileiras e mais de 89 países, que iniciou no dia 12 de setembro de 2013 no Rio de Janeiro, a empresa patrocinadora tem homenageado cidadãos que realizem atividades que contribuam para a melhoria do país. Em Manaus, o escolhido foi o presidente do Conselho de Populações Extrativistas, Manoel Cunha, que representou mais de 200 mil famílias extrativistas da Amazônia.

Manoel, que é morador da comunidade São Raimundo, no município de Carauari, na calha do Juruá, e trabalha com a extração de látex e óleos vegetais, considera a oportunidade uma forma de apresentar a Amazônia para o mundo e discutir a utilização da floresta de forma sustentável. "Esse é o momento de recarregarmos as baterias e fortalecermos as comunidades extrativistas e continuar nessa luta de conservação da biodiversidade".










FOTOS - ROBERTO CARLOS / AGECOM




Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato