Governador José Melo diz que Estado vai priorizar qualificação de PMs para reforçar policiamento comunitário

Em Destaque
Por -
0
O governador do Amazonas, José Melo, afirmou, na noite desta sexta-feira (16 de maio), durante a cerimônia de colação de grau da terceira turma de policiais militares no bacharelado em Segurança Pública e do Cidadão, que vai priorizar a qualificação dos servidores para gerar avanços na política de policiamento comunitário iniciada com o Ronda no Bairro.

"Implantamos um sistema de segurança pública que se aprimora a cada hora. O Ronda no Bairro, que é o que mais se aproxima do cidadão, precisava do aporte de um curso superior que pudesse dar às pessoas que militam na segurança pública novas maneiras e técnicas e aproximar essa relação da segurança com a população", afirmou o governador.

Investindo no aprimoramento das forças de segurança, o Governo do Amazonas formou, nesta sexta-feira, a turma de 116 policiais militares no curso superior realizado pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) em parceria com a Secretaria de Segurança Pública (SSP). O evento ocorreu no auditório da Universidade Nilton Lins, no Parque das Laranjeiras, zona norte de Manaus, e contou com a presença do reitor da UEA, Cleinado Costa, e dos comandantes gerais da PM, coronel Almir David, e do Corpo de Bombeiros, coronel Roberto Rocha.

Para o governador, o Amazonas avançou mais uma etapa na política de segurança pública com a formação dos novos oficiais no curso bacharelado. Outros 130 PMs já foram graduados no curso. Mais 90 alunos oficiais da PM estão fazendo a graduação através da parceria entre a UEA e a SSP. Através da política de qualificação, o Governo do Estado mantém duas turmas do curso de mestrado em Segurança Pública, com 25 alunos. Neste ano, a UEA abriu edital com um total de 100 vagas para curso de especialização latu sensu direcionado à servidores estaduais da pasta.

"As novas técnicas e maneiras de se fazer segurança pública têm dinamismo. Surgem novas tecnologias e o Estado tem a obrigação de dar aos seus servidores da segurança pública a oportunidade de ter conhecimento dessas novas maneiras para tornar a polícia mais eficiente, fraterna e mais próxima do povo", ressaltou Melo.

Carreira militar – Os oficiais formados no bacharelado ingressaram na Polícia Militar em 2011, através de concurso público. Com a qualificação, os oficiais da PM ganham a possibilidade de avançar na carreira militar, frisou o comandante-geral, coronel Almir David.

Caráter comunitário – O bacharelado em Segurança Pública e do Cidadão tem o objetivo de formar oficiais da PM responsáveis pela aplicação da lei, mas também com atenção particular às questões de ética policial e de direitos do homem, limitando a utilização da força ou de armas de fogo, com o foco na resolução pacífica de conflitos. "Ao bacharelar o profissional de segurança pública e do cidadão, a UEA cumpre um papel muito importante no sentido de formar o policial cidadão, com um caráter mais comunitário e humanizado", ressalta o reitor da UEA, Cleinaldo Costa.

Com uma cara horária de 5.040 horas e três anos de duração, os 116 alunos tiveram contato com assuntos como Armamentos, Criminalística, mas também com assuntos focados nos Direitos Humanos, como Ética e a Sociologia do Crime e da Violência.

FOTOS: ROBERTO CARLOS / AGECOM


Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)