Governador José Melo determina troca imediata de transformador da Escola Sólon de Lucena e anuncia que vai ampliar FCecon

Em Destaque
Por -
0
Em visita à Escola Estadual Sólon de Lucena, na manhã desta quinta-feira, dia 22 de maio, o governador do Amazonas, José Melo, determinou a realização de obras emergenciais na estrutura elétrica e hidráulica da escola e a troca imediata do transformador da estação de energia que alimenta a rede elétrica local. O equipamento sofreu uma sobrecarga e comprometeu o funcionamento do sistema de refrigeração das salas de aula, provocando a interrupção das atividades em um pavilhão na tarde de quarta-feira (21). Ainda pela manhã, José Melo fiscalizou a obra de implantação do acelerador linear da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) e disse que vai ampliar a unidade.

Os reparos emergenciais na Escola Sólon de Lucena, segundo o governador, serão realizados a partir da tarde desta quinta-feira para a solução do problema elétrico nesta sexta-feira (23) e a retomada das atividades dos alunos afetados pelo problema na segunda-feira (26 de maio). Será providenciada a troca provisória do transformador até a chegada do equipamento permanente que, segundo a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) acontecerá num prazo de 20 dias.

"Vamos fazer duas ações, uma imediata e outra para recuperar toda a parte elétrica e hidráulica da escola, além de reparos de telhado e banheiros", disse o governador em reunião com o corpo docente da escola. José Melo também conversou com estudantes sobre a situação da escola e garantiu empenho pessoal na realização de melhorias no ambiente.

Localizada na avenida Constatino Nery, zona centro-sul, a  escola Sólon de Lucena possui cerca de 3 mil estudantes de Ensino Médio, nos três turnos escolares, sendo considerada uma das mais tradicionais do Amazonas. Foi afetado com a pane elétrica um dos pavilhões da escola onde estudam as turmas do 1º ano do Ensino Médio.

Visita a obras – Antes de ir ao Sólon de Lucena, o governador José Melo fiscalizou as obras da Escola Estadual Petrônio Portela, que está sendo reconstruída no modelo de Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) e da FCecon, no Dom Pedro II, zona centro-oeste, rotina que tem procurado repetir diariamente, antes de despachar na sede do Governo do Amazonas e cumprir a agenda de compromissos. As duas obras já haviam sido fiscalizadas por Melo no dia 25 de abril, ocasião em que ele pediu mais ritmo. "Eu gosto de fiscalizar as minhas obras. Eu boto pressão, porque eu quero que a obra tenha o ritmo que o caso requer", disse o governador.

Na Fcecon, está sendo feita uma Casamata, estrutura reforçada de concreto que vai abrigar o acelerador linear, equipamento utilizado na realização de tratamento radiológico contra o câncer.  "É um equipamento que vai possibilitar fazer de forma mais célere e com uma maior capacidade resolutiva o tratamento de radioterapia. São dois aceleradores, um a ser entregue no final de agosto e outro a ser instado logo em seguida", disse José Melo.

O governador afirmou, ainda, estar planejando construir mais dois andares no local onde hoje está o estacionamento da FCecon, que será subterrâneo. "Com isso vamos aumentar a capacidade de radio e quimioterapia, o atendimento ambulatorial e de cirurgias. Aí sim, vamos ter um Cecon com uma capacidade muito maior de resolutividade", afirmou José Melo.


FOTOS - ALEX PAZUELLO /AGECOM




Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)