Governador José Melo defende modernização e autonomia na gestão da Suframa

Em Destaque
Por -
0
O governador do Amazonas, José Melo, aproveitou a presença do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comercio Exterior, Mauro Borges, na 266ª reunião do Conselho Administrativo da Suframa (CAS), para reivindicar mais autonomia de gestão à Superintendência da Zona Franca de Manaus e a modernização da estrutura física e administrativa do órgão.
José Melo, que presidiu, ao lado do ministro, na tarde desta segunda-feira (5 de maio), a reunião na qual foram aprovados 41 projetos para o Polo Industrial de Manaus (PIM), com investimentos de cerca de R$ 673,7 milhões e previsão de criação de 470 novos empregos, disse que a perspectiva de aprovação por mais 50 anos dos incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus (ZFM) exige mudanças no modelo de autarquia para adequá-la aos novos tempos e à chegada de novas indústrias.

Tanto o governador quanto o ministro demonstraram otimismo em relação à votação da prorrogação em segundo turno da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prorroga o modelo de incentivos fiscais por mais 50 anos. Segundo José Melo, há um esforço para que o assunto volte à pauta a partir do dia 13 de maio e que já há entendimentos entre o Governo Federal e os parlamentares para que se vote também a prorrogação da Lei de Informática e das Áreas de Livre Comércio (ALC's) por dez anos, o que garantirá a aprovação da PEC da prorrogação da ZFM na Câmara Federal e no Senado.

"Agora, portanto, a gente tem reunidas as condições para não só prorrogar a ZFM com tranquilidade por mais 50 anos, dando ao empresariado a segurança que eles precisam para os investimentos que farão aqui, como também temos reunidas as condições para dar uma nova roupagem à Suframa, modernizando a estrutura física, ampliando seus quadros de funcionários, além de trabalhar a questão do contingenciamento, afinal de contas esses são recursos tirados dos empresários que devem ser aplicados na região, incluindo os outros Estados", disse José Melo, ao ressaltar que a estrutura atual da autarquia é ultrapassada e não condiz com a realidade. "O modelo criado para meia dúzia de empresas permanece o mesmo", completou, ao reconhecer que outras questões como salários dos servidores também estão defasadas.

Antes da reunião do CAS, o governador recebeu o novo ministro em um almoço na sede do Governo, na Compensa, zona oeste, onde o assunto foi tratado informalmente. Diante da presença do superintende da Suframa, Thomaz Nogueira, do presidente da Federação das Indústrias do Amazonas (Fieam), Antônio Silva, e do presidente do Centro das Indústrias do Estado do Amazonas (Cieam), Wilson Périco, o ministro já demonstrou boa disposição para com o modelo de desenvolvimento industrial de Manaus, o que depois foi confirmado em entrevista e no seu discurso na abertura da reunião do CAS. "Esse é um compromisso do Governo Federal. A presidenta Dilma Rousseff já deixou isso claro em diversas ocasiões. O Polo Industrial de Manaus é estratégico para o País, para a sustentabilidade da Amazônia e eu vim aqui para reafirmar esse compromisso", disse ele.

Mauro Borges disse que estará mais presente no processo de modernização da ZFM para transformá-la num polo integrado à dinâmica da matriz industrial brasileira. "Esse é um desafio, é uma agenda relevante para o País e eu vou me debruçar nisso a partir de agora. Meu compromisso é estar mais presente na região para que eu possa compreender toda a dinâmica que envolve esse processo de integração do Polo Industrial com as grandes cadeias industriais brasileiras e mundiais", frisou o ministro.   


FOTOS: ALEX PAZUELLO / AGECOM




Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)