Fórum quer estimular formação de comitês de bacias hidrográficas no Amazonas

Em Destaque
Por -
0
O colegiado do Fórum Nacional de Comitês de Bacia Hidrográficas do Brasil se reuniu em Manaus, de 14 a 17 de maio, na sede da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), para definir a pauta do encontro nacional que vai acontecer de 23 a 27 de novembro, em Maceió, em Alagoas. A reunião contou com a participação de 20 coordenadores de Comitês de Bacias Hidrográficas, os quais destacaram a importância do Amazonas estar incluído no Fórum Nacional, embora ainda não faça parte formalmente da entidade, pelo fato de possuir a maior bacia hidrográfica do País.

De acordo com o presidente do Fórum, Affonso Henrique Albuquerque Junior, há interesse da entidade em estimular a instalação de comitês e outros organismos de gestão de bacias hidrográficas no Estado. "O Fórum tem o propósito de motivar o poder público, a sociedade civil, os usuários, a criar comitês de Bacia", disse Affonso Junior.

Ele explicou que são os comitês de Bacia que discutem e fazem a gestão participativa e compartilhada dos recursos hídricos dos Estados. Affonso Junior informou que os comitês são formados pelos usuários dos recursos hídricos, que são as indústrias e as companhias de saneamento e abastecimento de água, pela população, principalmente os pescadores, pela sociedade civil, representada pelas instituições de ensino e pesquisa, as organizações não governamentais e também o poder público. Esse colegiado discute como deve ser a gestão e como devem ser implantados os instrumentos de gestão previstos na Lei das Águas.

De acordo com a secretária executiva estadual de Mineração, Geodiversidade e Recursos Hídricos, Jane Crespo, que participou da reunião do Fórum, hoje, o Amazonas possuiu apenas um  Comitê instalado, o Comitê da Bacia do Tarumã, mas, segundo ela, um segundo já está praticamente pronto para ser instalado, o Comitê da Bacia do Puraquequara.

Jane Crespo destacou a importância de o encontro ter acontecido em Manaus, pois a realização de eventos como o do Fórum Nacional de Comitês de Bacia Hidrográficas do Brasil fortalece a política estadual de Recursos Hídricos. "É importante para estimular a melhor participação dessas comunidades, para que as populações que vivem nessas áreas possam contribuir efetivamente para que a legislação, todas as diretrizes e os planos possam sejam consolidados", disse Crespo.


Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)