COARI: EM ABRIL CASOS DE MALÁRIA AUMENTAM, MAS A DO TIPO FALCIPARUM CAI 100%

Em Destaque
Por -
0

A malária é uma doença infecciosa aguda e se manifesta através de alguns sintomas que podem aparecer isoladamente ou em conjunto, tais como: calafrio, febre alta, dor de cabeça, suor abundante. Esses sintomas são causados por um agente infeccioso chamado plasmódio, que é transmitido por um mosquito chamado Anophelino. Essa espécie de mosquito, durante o dia, procura abrigo em locais úmidos e com pouca iluminação. Do amanhecer ao entardecer os mosquitos fêmeas picam as pessoas em busca de sangue para amadurecer os ovos. Existem quatro espécies de Plasmódium e seus nomes científicos são: P. Vivax, P. Falciparum, P. Malariae e P. Ovale (não existe no Brasil).

O município de Coari registrou no mês de Abril de 2014, um total de 95 casos de malária, comparado com o mesmo período de 2013, nota-se um aumento de 32% de casos no município, conforme gráfico acima, o que só vem confirmar a prioridade no combate a esta endemia conforme o Programa Estadual de Controle de Malária. Mas apesar do aumento de casos da doença, a boa notícia é que em relação aos casos de P. Falciparum (a versão mais perigosa da doença que pode até levar a óbito) houve uma redução de 100% dos casos com relação ao ano passado. Todos os casos que foram notificados no mês de Abril de 2014 foram da espécie Vivax, a menos perigosa da doença.

A área rural do município de Coari continua contribuindo com a maioria dos casos. No interior do município 71% foram detectados, sendo que a Estrada Coari-Itapéua é a que mais se destacou com 06 casos da doença. A área urbana contribui com 29% dos casos notificados no mês, sendo o Bairro Pêra o que mais se destacou com 07 casos da doença.


Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)