TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO AMAZONAS: JULGAMENTO DE RECURSOS DE ADAIL É SUSPENSO NOVAMENTE

Em Destaque
Por -
0
Manchete do Jornal Amazonas em Tempo.
O Jornal Amazonas em Tempo informou na matéria sobre o caso que "pela sétima vez em 40 dias o Pleno do Tribunal de Justiça do Amazonas adiou o julgamento do recurso da defesa do prefeito afastado de Coari Adail Pinheiro". Já o Jornal Diário do Amazonas começou informando que "O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) adiou,  pela segunda vez,hoje, o julgamento de um pedido de anulação da  segunda prisão preventiva do prefeito afastado de Coari,    Adail Pinheiro, decretado no em fevereiro". 

Já o Jornal A Critica inicia a matéri falando sobre o assunto dizendo que "Um dos processos que tratam do decreto de prisão do prefeito Adail Pinheiro teve o julgamento interrompido, nesta terça-feira (29), pela sétima vez". 

Seja como for, fato é que, durante o julgamento de ontem, um entendimento novo foi apresentado pelo desembargador Flávio Pascarelli.  A informação vem do Jornal A Critica dizendo o seguinte: 

Duas prisões sobre o mesmo fato.
Diário do Amazonas.

"Segundo Pascarelli, houve “excesso de prazo para manutenção da custódia preventiva” e a “inobservância do (direito) do contraditório e ampla defesa”. “No meu entendimento há excesso de prazo, se somada as duas prisões de Adail, mas eu acho que o mais importante é que o recorrendo Adail Pinheiro deveria ter sido ouvido sobre o pedido de prisão preventiva, por que ele já se encontra preso, e está respondendo por um segundo pedido de prisão preventiva que foi baseado nas acusações que constam no primeiro pedido de prisão preventiva. Hoje, então, nós temos duas prisões sob o mesmo fato, e isso não é possível no ordenamento jurídico”, disse o magistrado.

Pressão


Adicionando informação ao fato, o Jornal Amazonas em Tempo informou que Pascarelli "argumentou que Romano, relator do recurso, agiu 'pressionado' pelo clamor da sociedade em torno de Adail e disse que o Tribunal deve prezar pela imparcialidade"


Prazos vencidos



Segundo o Jornal Diário do Amazonas: "Ao justificar seu voto" - Pascarelli - "disse que o prazo estabelecido por lei para manter Adail preso de forma preventiva - para não comprometer as investigações ou por em risco a vida das vítimas- já esgotou. A legislação define um prazo de  81 a 115 dias de prisão preventiva. A regra também segue jurisprudência no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e no Supremo Tribunal Federal (STF). 



Romano

Segundo o Diário, "para Romano, as questões postas por Pascarelli tem o objetivo de ‘atrasar’ o julgamento do pedido. “Não existe essa de direito a defesa. A prisão foi em caráter liminar, em um processo que tramita há anos na justiça”, disse. Sobre o vencimento do prazo, Romano disse que  no Judiciário do Estado, o prazo da prisão preventiva varia de acordo com a necessidade do processo, devido as dificuldades formais e estruturais do tribunal".


O Jornal A Critica acrescentra que "em razão das duas questões levantadas por Flávio Pascarelli, o relator Rafael Romano declarou que irá analisar as observações e na próxima sessão apresentará seu posicionamento, mas já adiantou que não mudará a decisão pela não aceitação do recurso de Adail".


Prisão continua


Manchete do Jornal A Critica, versão digital.
O Diário do Amazonas informou ainda que "o desembargador relator informou que trará o pedido para ser analisado na próxima sessão do TJAM, e ressaltou que mesmo que seja anulado, Adail permanece preso por causa do primeiro decreto de prisão contra o prefeito de Coari".

Histórico
Adail teve o primeiro pedido de prisão decretado no dia 7 de fevereiro deste ano, pelo desembargador Djalma Martins. Ele acatou pedido do Ministério Público (MP-AM) apresentado junto com  uma nova denúncia de exploração sexual de menores em Coari.
A segunda prisão foi decretada uma semana depois, pelo desembargador Rafael Romano, depois que ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Roberto Barros, anulou o habeas corpus concedido a Adail quando ele foi preso em 2009, em um processo semelhante.
Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)