Sistema de Segurança contará com dois mil servidores durante jogo na Arena da Amazônia

Em Destaque
Por -
0
Aproximadamente dois mil servidores das esferas estadual, federal e municipal vão atuar durante o primeiro jogo-teste oficial da FIFA na Arena da Amazônia Vivaldo Lima, partida da Copa do Brasil entre Resende e Vasco da Gama, nesta quinta-feira, dia 3, quando são esperados cerca de 40 mil torcedores.

Somente do sistema de Segurança Pública do Amazonas serão empregados 1.400 policias civis, militares, bombeiros e agentes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM), segundo informou nesta terça-feira, 1º de abril, durante entrevista à imprensa, o secretário executivo de Grandes Eventos da Secretaria de Segurança Pública, coronel Dan Câmara.

"Assim como nos eventos anteriores, teremos um centro de operações na arena, com a presença de pelo menos 30 órgãos públicos do Governo do Estado, da Prefeitura de Manaus e da esfera federal para coordenar a execução do plano de segurança", disse o secretário.

Dan Câmara destacou que, diferentemente dos jogos anteriores, quando a Polícia Militar atuou dentro da Arena da Amazônia, neste primeiro jogo-teste oficial da FIFA em Manaus, a organização e controle do público interno será de responsabilidade dos "stewards", profissionais privados que trabalham na segurança interna dos estádios em grandes eventos internacionais.

Os "stewards", explicou o secretário-adjunto, irão controlar a entrada do público logo após a catraca e ficarão posicionados nos acessos dentro da Arena e do gramado, garantindo a segurança e conforto dos espectadores e também dos jogadores, árbitros e gandulas na área do campo.

Os torcedores serão abordados pela Polícia Militar em barreiras montadas no perímetro externo, facilitando o acesso e impedindo que produtos proibidos possam ser levados para dentro do estádio.

O secretário alerta também para as regras estabelecidas quanto à entrada de crianças e adolescentes. "Crianças de 12 anos incompletos só poderão ingressar nas praças esportivas acompanhados de pessoa maior de 18 anos, mediante declaração verbal deste de que a criança está sob sua companhia", disse.

O que levar - Os torcedores que forem ao jogo precisam ficar atentos e evitar o uso de bolsas grandes e mochilas. Se possível, levar apenas documentos, e o ingresso; e as mulheres, bolsas pequenas. Outro alerta é quanto ao uso de guarda-chuvas, bandeiras ou cartazes com mais de dois metros, mastros e instrumentos musicais, fogos de artifícios e garrafas que estão proibidos. Assim como quaisquer tipos de alimentos e bebidas, a não ser aqueles adquiridos dentro do estádio, ou específicos para diabéticos.  As autoridades recomendam levar apenas capas de chuva.

Interdições no trânsito - O coronel Dan Câmara destaca ainda as interdições no trânsito ao redor da Arena da Amazônia.  "As ações de segurança serão adotadas dentro e fora da Arena para garantir que o cidadão chegue e retorne com tranquilidade", disse.

Conforme foi divulgado pelo Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), a partir das 16h desta quinta feira será feita a interdição das vias que contornam a Arena da Amazônia para facilitar o acesso de torcedores. Cento e dez  agentes de trânsito estarão em pontos fixos e móveis para monitorar o tráfego e dar opções de desvios aos condutores.

A faixa do sentido bairro-centro da avenida Constantino Nery estará totalmente interditada desde a avenida Torquato Tapajós (à altura da Rodoviária, ao lado do viaduto) até a esquina com a avenida Pedro Teixeira. A pista no sentido centro-bairro estará aberta para a circulação de veículos.

Modelo-teste - O secretário de Segurança Pública, coronel PM Paulo Roberto Vital, disse que o modelo a ser empregado no primeiro evento-teste da Arena segue o padrão, com ajustes, dos que foram treinados nos jogos anteriores. Segundo ele, cada um dos eventos realizados passou por avaliação em todos os itens e as instituições estão prontas para garantir a segurança do público previsto de 40 mil torcedores.

Centros Integrados de Comando e Controle (CICC) serão montados na arena e no Ciops/SSP-AM com cerca de 30 representantes de órgãos públicos das esferas municipal, estadual e federal, aptos a dar solução a qualquer eventualidade antes, durante e depois do jogo, afirma o coronel Vital.

O plano de segurança para grandes eventos, com destaque para a Copa do Mundo em Manaus, foi planejado e vem sendo executado com as atividades distribuídas em 15 grupos temáticos, entre eles o de policiamento, pronta-resposta, mobilidade urbana, segurança e escolta de autoridades, segurança privada, polícia judiciária, socorro, emergências médicas, incidentes e catástrofes, inteligência e ouvidoria.










Agência de Comunicação do Amazonas
(92) 3303 8372 / (92) 3303 8368
www.amazonas.am.gov.br
twitter.com/governoamazonas
youtube.com/governodoamazonas
Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)