LEVANDO ATENDIMENTO EM SAÚDE À ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE COARI

Em Destaque
Por -
0
Um dos desafios para a implantação de políticas públicas na área de saúde é levar o atendimento às comunidades rurais mais distantes. Grandes distâncias, isolamento, rios e lagos distantes são características dos municípios amazonenses e o homem rural, o ribeirinho, que está dentro deste contexto geográfico não pode ficar sem assistência, independente da distância, localização de sua comunidade ou de o quanto isolado ele more. Prestar este atendimento em saúde é um desafio que a Prefeitura de Coari, através da Secretaria de Saúde está se propondo, realizando viagens constantes as comunidades para o atendimento em saúde aos coarienses que moram na Zona Rural do município.

Nas viagens que cumprem um planejamento mensal da Secretaria de Saúde com até mais de duas viagens pro mês, o barco leva um equipe composta por médicos, odontólogos, vacinadores, agentes de saúde com cerca de 20 profissionais para atenderem nas comunidades onde o barco chega. São diversos os atendimentos: consultas, vacinação, consultas odontológicas, preventivos, palestras que alcançam as comunidades de um pólo ao outro do município. Por exemplo: o barco já atendeu a Comunidade do Lago do Ipixuna que fica no limite próximo ao o município  de Tefé e também já se deslocou levando atendimento aos comunitários de Lauro Sodré, que fica no limite com o município de Codajás.

Em média, são atendidas cerca de 120 pessoas com comunidade, e em cada viagem, dependendo da quantidade de comunidades que são contempladas os atendimentos superam o número de 1.000 atendimentos por viagem. A determinação do prefeito Igson Monteiro é que este planejamento continue sendo executado como atendimento prioritário. O Secretário de Saúde do Município Josimar Marinho, ressaltou a importância da ação como uma das políticas prioritárias para elevar a qualidade de vida do ribeirinho coariense, independentemente da distância ou da localização das comunidades: "Os atendimentos, medicamentos e serviços que pudermos oferecer dentro da estrutura da saúde serão oferecidos à população da Zona Rural".

Consultas médicas são realizadas nas viagens. A equipe é composta por duas médicas e 1 enfermeira.

Chegar as comunidades rurais pelos rios e lagos é um desafio que está sendo superado, e os atendimentos em saúde chegam aos lugares mais distantes.

Quando o barco chega na comunidades, os moradores que moram em outros locais vêm de canoas e barcos pequenos para receberem o atendimento.

Centenas de pessoas por comunidade são atendidas em cada viagem.

Vacinação.

Consulta médica.

Medicamento 

Medicamento da atenção básica.

Atendimentos odontológicos.

Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)