Governo do Amazonas realiza mais de 50 mil atendimentos durante 14 dias com o barco PAI em Envira

Em Destaque
Por -
0
O Governo do Amazonas realizou, no período de 13 a 27 de março, 52.196 atendimentos nas áreas da Assistência Social, Cidadania, Saúde, Previdência e serviços bancários, na sede do município de Envira (a 1.208 quilômetros de Manaus, na Calha do Juruá), dentro do projeto Pronto Atendimento Itinerante (PAI), no barco Puxirum.

A cidade é a primeira da Calha do Juruá a receber o programa coordenado pela Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seas). Até o dia 27 de junho, a embarcação também vai percorrer 20 comunidades rurais e indígenas dos municípios de Guajará, Ipixuna, Eirunepé, Itamarati, Carauari e Juruá, oferecendo serviços gratuitos de emissão de documentos básicos, consultas médicas, atendimentos sociais, previdenciários e bancários.

Os outros dois barcos – o Zona Franca Verde e o Puxirum II – estão atendendo simultaneamente outras 40 comunidades nos municípios de Boca do Acre, Pauiní, Lábrea, Canutama, Tapauá e Beruri, na Calhas do Purus, além de Atalaia do Norte, Amaturá, Santo Antônio do Içá, Tonantins, Jutaí e Fonte Boa, no Vale do Javari, na região do Alto Solimões, até o dia 2 de julho, respectivamente.

De acordo com a secretária da Seas, Regina Fernandes, essa é a 9ª missão do projeto na Calha do Juruá, que contabiliza mais de 756 mil atendimentos realizados em 11 anos de existência do PAI. "A orientação do governador Omar Aziz é garantir que a população que vive em localidades distantes tenha acesso à cidadania e à saúde", disse.

Serviços realizados – Dos mais de 52 mil atendimentos em Envira, 36.096 foram de consultas médicas, nas especialidades de clinica geral, pediatria, oftalmologia e odontologia, oferecidas pela Secretaria de Estado da Saúde (Susam) e o Exército. Os números também contabilizam a distribuição de medicamentos básicos, entrega de óculos de grau, próteses dentárias, cadeiras de rodas e muletas.

O atendimento social registrou 1.389 serviços, com visitas domiciliares de assistentes sociais e psicólogos da Seas, e encaminhamento de idosos, crianças e deficientes para o Centro Especializado de Referência da Assistência Social (Creas) para serem inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) e terem acesso os benefícios sociais do Governo Federal, como o Programa Bolsa Família (PBF).

Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)