Em workshop sobre o Polo Naval, José Melo diz que próximo passo será a busca de financiamento para o projeto

Em Destaque
Por -
0
O projeto de construção do Polo Naval do Amazonas voltou à pauta de debate na manhã desta quarta-feira,  dia 23 de abril, durante o "I Workshop de Discussão Sobre o Complexo Naval, Mineral e Logístico do Estado do Amazonas", realizado no auditório Senador João Bosco da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM).  Segundo o governador José Melo, que fez a palestra de abertura do evento, após a discussão do projeto com a sociedade, o próximo passo do Governo do Amazonas será discuti-lo em nível nacional e buscar financiamento junto ao Governo Federal.

Segundo o governador, a longo prazo, o Polo Naval tem a perspectiva de geração de 30 mil empregos diretos e investimentos de mais de R$ 1 bilhão. "Esse evento abre para a discussão de outros atores, para que se façam ajustes necessários. Com o projeto pronto e acabado, partimos para outra etapa, que é a do financiamento", disse José Melo. A ideia é propor que o Amazonas tenha um polo naval de referência no Brasil e que conte com apoio federal para ser desenvolvido. "O Amazonas está propondo a construção de um polo naval para dar suporte à demanda nacional e ao mesmo tempo ser um polo de reparo das embarcações. Grandes empresas, como a Petrobras, estão mandando seus navios para serem reparados em Singapura e outros países", comentou.

Por isso, de acordo com o governador, a instalação de um polo naval em Manaus pode contribuir com o equilíbrio da balança comercial, criar emprego e renda e um outro nicho de desenvolvimento sustentável complementar à Zona Franca de Manaus. "Precisamos despertar para outros tipos de riquezas, aproveitar aquilo que Deus nos colocou em abundância e discutir de que forma vamos transformar isso num produto para gerar emprego, renda e novas atividades econômicas", observou José Melo, ao completar que dentro dessa perspectiva de novas alternativas à ZFM, o Governo do Amazonas trabalha com outras três vertentes de desenvolvimento, que são a mineração, a piscicultura e a fruticultura.

O Workshop foi organizado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplan) e a Comissão de Geodiversidade, Recursos Hídricos, Minas, Gás e Energia da Assembleia Legislativa. O evento está inserido em uma série de ações previstas no projeto de implantação do Polo, a ser instalado na região do Puraquequara, zona leste de Manaus. O empreendimento deverá se consolidar como uma nova matriz econômica para o Amazonas, com a atração de investimentos, novos negócios, geração de empregos e estímulo à pesquisa e tecnologia no setor.

O projeto do Polo Naval, Mineral e Logístico começou a ganhar forma nos últimos dois anos, após estudos realizados pela Seplan em parceria com outros órgãos de Governo. No setor naval a meta é o fortalecimento da indústria naval e náutica, uma vocação do Estado que ainda carece de tecnologia e especialização de mão de obra. No setor mineral, o objetivo é desenvolver a indústria do caulim e cadeia produtiva (cerâmica e vidro). Armazenagem e distribuição, serviços e terminais são os eixos do setor logístico do projeto.

Segundo e Seplan, o projeto do novo distrito naval é considerado a maior iniciativa de expansão da atividade econômica do Estado nos últimos anos e tem como objetivo atrair negócios, gerar empregos, estimular pesquisa e tecnologia no setor.  

Além dos aspectos econômicos, estão em discussão aspectos sociais e ambientais que envolvem o projeto. Para a titular da Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), Kamila Botelho do Amaral, o projeto está sendo desenvolvido buscando-se observar a conjunção dos interesses econômicos à manutenção da rica biodiversidade existente no território amazonense, por meio de um planejamento adequado ao meio ambiente e ao crescimento populacional inerente à região.

"Ao longo dos últimos meses, a SDS vem acompanhando os trabalhos da Seplan para o desenho do projeto, desde a indicação da área destinada à instalação do polo até orientação prévia quanto ao licenciamento ambiental em todos os procedimentos", disse Kamila Amaral.   
Descrição: https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif


FOTOS: ROBERTO CARLOS/AGECOM


Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)