Em parceria com o Governo do Amazonas, Samsung inaugura projeto de inovação tecnológica na área de educação




Date: Tue, 1 Apr 2014 18:32:54 -0400
To:
From: redacao@agecom.am.gov.br
Subject: Em parceria com o Governo do Amazonas, Samsung inaugura projeto de inovação tecnológica na área de educação



Em parceria com o Governo do Amazonas, Samsung inaugura projeto de inovação tecnológica na área de educação

O Governo do Amazonas, em parceria com a Samsung Eletronics, empresa líder mundial em eletrônicos de consumo e componentes, inaugurou, na tarde desta terça-feira, a primeira Samsung Smart School do Brasil, instalada em escola pública, que utilizará novas tecnologias e modernos equipamentos no processo de ensino. O projeto iniciou na Escola Estadual Eldah Bitton Telles da Rocha, no bairro Compensa, zona oeste de Manaus. O vice-governador do Estado, José Melo, esteve presente no evento e ressaltou a importância do uso das novas tecnologias no ensino público.

"Essa tecnologia representa uma nova era dentro da educação. Nós vivemos em um mundo competitivo e precisamos acessar o maior número de conteúdo, de conhecimento, para sermos os melhores. O aporte dessa tecnologia hoje, dentro de uma escola nossa, pela via de uma das empresas tecnologicamente mais avançada que é a Samsung, é muito importante", destacou José Melo.

Acompanhado do secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares, do reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Cleinaldo Costa, do secretário de Fazenda Afonso Lobo e do superintendente da Suframa, Thomaz Nogueira, o vice-governador defendeu que outras empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM) façam o mesmo tipo de investimento que a multinacional coreana está fazendo, visando o adensamento do capital intelectual no Estado.

De acordo com José Melo, não é mais possível que Manaus, sede de um parque industrial com grandes empresas mundiais, não receba mais investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento. "Vou cobrar que outras empresas sigam o exemplo da Samsung e invistam mais em tecnologia aqui".

Além da escola Elda Bitton, o projeto será instalado nas escolas estaduais Senador Antovila Mourão, Francelina Dantas, Manoel Rodrigues, André Araújo, Roberto do Santos, Brasileiro Pedro Silveste e no Centro de Ensino de Tempo Integral (Ceti) de Iranduba. De acordo coma Samsung, os projetos nessas unidades estão atualmente em fase de implantação de infraestrutura. Também serão beneficiadas com o projeto, segundo a empresa, uma escola municipal e uma particular, além da ampliação do projeto em parceria com a Fundação Amazônia Sustentável (FAS).

Também estiveram presentes no lançamento da Samsung Smart School o presidente da Samsung em Manaus, Chunjae Lee, o vice-presidente de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa, Yeun Bae Kin, e o vice-presidente de Novos Projetos da Samsung na América Latina, Benjamin Sicsu, que falou sobre a motivação da empresa no investimento nesse tipo de tecnologia em escolas públicas.

"A Samsung acredita que as novas tecnologias podem ajudar a melhorar a questão social e por isso estamos investindo nesse projeto. A ideia é aprendermos com essa experiência, como essas novas tecnologias podem melhorar o ensino", disse Sicsu, que afirmou ainda que, futuramente, se o projeto for expandido para outros Estados, a base de pesquisa e desenvolvimento será em Manaus.

Sala de aula inteligente - A Samsung Smart School permite ao professor ensinar com eficiência e encorajar o aluno a participar de aulas cada vez mais dinâmicas e interessantes pelo uso de conteúdo multimídia. Este programa inovador oferece um ambiente de aprendizado mais eficiente e flexível.

A intenção é informatizar 100% do aprendizado. Por isso, o projeto conta com a instalação de uma tela touchscreen que substitui a lousa convencional, diferencial que garante maior envolvimento dos alunos, bem como uma transferência mais eficiente do acesso e compartilhamento dos materiais.

Cada sala inteligente da Samsung conta com os seguintes equipamentos: uma tela de 60"; um receptor de vídeo sem fio (All share cast); tablets para alunos e professor; acessórios para tablets; um servidor; equipamento para recarregar os tablets (Charge Station); rack (para guardar equipamentos de rede) e equipamentos de rede sem fio.
  
O projeto também visa investigar, por meio de uma pesquisa cientifica, como a tecnologia pode ser utilizada para melhorar os resultados educacionais no Brasil, considerando toda a diversidade do Sistema de Educação no País. Instalada na Escola Estadual Eldah Bitton Telles da Rocha, a primeira Samsung Smart School do país atenderá neste ano, sete professores e 80 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental (sendo 40 no período da manhã e 40 à tarde).

Outras parcerias - Além da Samsung Smart School, outros dois projetos – derivados da parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) – foram anunciados durante a cerimônia de inauguração da "sala inteligente".

Um deles é o lançamento de quatro cursos de especialização por meio do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da Escola Superior de Tecnologia (EST) para engenheiros que atuam no Polo Industrial de Manaus (- Especialização em Processos e Tecnologias de Fabricação Mecânica; - Especialização em Sistemas Móveis e Convergentes em Telefonia Celular; - Especialização em Mecatrônica Industrial; e Especialização em desenvolvimento de Novos Produtos). O outro é o investimento para implantação de cinco laboratórios para aulas práticas das especializações.

Na ocasião, a Samsung também anunciou que, durante o segundo semestre de 2014, irá iniciar as atividades de seu Ocean Center – unidade de capacitação gratuita de desenvolvedores de aplicativos para smartphones, tablets, PCs, Smart TVs etc. A estrutura está atualmente em construção nas instalações da UEA.

Sobre a Samsung Electronics Co., Ltd. - A Samsung Electronics é líder global em eletrônicos de consumo e componentes. Por meio de um processo de constante inovação, estamos transformando os mercados de televisores, smartphones, computadores pessoais, impressoras, câmeras, eletrodomésticos, equipamentos médicos, semicondutores e soluções de LED. Empregamos 227 mil pessoas, em 75 países, com vendas anuais superiores a US$ 143 bilhões. Nosso objetivo é criar novas possibilidades para as pessoas ao redor do mundo. Para saber mais, acesse www.samsung.com.br.











FOTOS: CHICO BATATA / AGECOM



Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato