Centro de Comercialização da Agricultura Familiar de Iranduba cai no esquecimento

Em Destaque
Por -
0
No início do ano de 2012 o governo anunciou, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), a construção de um Centro de Comercialização da Agricultura Familiar, no município de Iranduba (a 27 km de Manaus), com o objetivo de abrigar a produção hortifrutigranjeira e servir de entreposto entre o produtor e o consumidor final. No entanto, a obra que estava prevista para terminar em fevereiro deste ano, está atrasada e longe de ser entregue, a construção conta apenas com blocos e estacas. 

De acordo com Lucinete Nicássio, presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Iranduba, o Centro poderia estar evitando um prejuízo considerado aos agricultores reduzindo a distância entre o produtor e o consumidor, diminuindo custos e aumentando a lucratividade.

"O projeto é como se fosse para nós uma espécie de Ceasa no município, onde as pessoas poderiam comprar diretamente atravessando a ponte. Por conta disso, temos que nos deslocar para locais como a Manaus Moderna e outras feiras. Alguns agricultores estão montando posto até na beira da estrada", disse Lucinete.

A presidente afirmou que já procurou a Seinfra, à qual alegou, à época, não ter verbas, e agora porque iniciou o período de chuvas. E, como medida imediata, já que a obra deveria ter sido entregue em fevereiro, os agricultores estão se organizando para realizar uma audiência pública para discutir o assunto e cobrar das autoridades responsáveis.

A obra, que custou aos cofres públicos R$ 5,9 milhões, deveria beneficiar aproximadamente 10 mil produtores/agricultores rurais. Além disso, o consumidor final estaria no lucro com a redução do preço de produtos regionais produzidos na zona rural de Iranduba. 
Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)