Vice-governador, José Melo, vistoria obras do Prosamim II, na bacia do igarapé do Educandos

Em Destaque
Por -
0
O vice-governador do Amazonas, José Melo, vistoriou nesta quarta-feira, dia 8 de agosto, as obras dos conjuntos residenciais em construção pelo Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim II), na bacia do igarapé do Educandos, na zona Sul da cidade. Através do Prosamim II, o Governo do Amazonas está construindo dois conjuntos habitacionais totalizando 426 apartamentos. A entrega da obra, que está com 90% dos trabalhos finalizados, está prevista para março deste ano.

Acompanhado da equipe de engenharia do Prosamim, do coordenador da Unidade Gestora do Programa, Frank Lima, e do superintendente de habitação do Amazonas, Sidney de Paula, o vice-governador acompanhou a evolução dos trabalhos e destacou a importância do programa para a revitalização urbanística da capital. "É uma obra que tem um apelo muito forte do ponto de vista urbanístico e social, com a retirada das famílias que moravam em condições sub-humanas para residências dignas. Tem um apelo ambiental muito forte e contribui para harmonizar a cidade de Manaus", frisou José Melo.

O vice-governador visitou apartamentos na quadra bairro Liberdade, onde um conjunto com 210 unidades habitacionais está em construção. O outro conjunto dessa etapa do Prosamim II é na área do igarapé do Cajual, com mais de 216 unidades habitacionais. "Com esses dois conjuntos, mais os apartamentos em construção pelo Prosamim na bacia do São Raimundo, que também será entregue em março, serão mais de 600 novas moradias dignas para as famílias amazonenses", ressaltou o vice-governador.

O investimento no Prosamim II é de R$ 220 milhões, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e contrapartida do Governo do Estado. Além dos conjuntos do Prosamim II, a intervenção na bacia do igarapé do Educandos engloba uma área de mais de 3,5 quilômetros de extensão que vai da Ponte da Rua Maués, no Educandos, até a Rua Valdemiro Lustosa, no bairro do Japiim, nas proximidades da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

Com a segunda etapa do Prosamim, o Governo do Estado está revitalizando os igarapés do 40, Cajual, Liberdade, e da Freira, realizando a macrodrenagem e a construção de 150 quilômetros de rede de esgoto. Mais de 2,788 mil famílias que moravam na área já foram indenizadas. Outras 600 estão com o processo de indenização e reassentamento em curso.

A obra engloba ainda o viaduto da Avenida General Rodrigo Otávio, a construção de seis pontes ao longo do traçado de intervenção, parques de lazer e a abertura de uma nova via ligando a Manaus Moderna ao Distrito Industrial. "Será possível sair do Distrito Industrial até a Manaus Moderna por uma via expressa, ao tempo que isso também embeleza o igarapé, que tem não só o igarapé central, mas também pequenos afluentes que são objeto de recuperação".

O Prosamim II está dividido em duas fases. A primeira fase será entregue em março e inclui os dois conjuntos habitacionais e o sistema viário interligando a Rua Waldomiro Lustoza a Avenida Silves, no Japiim. A segunda etapa contempla a remoção de casas ao longo da margem dos igarapés e a macrodrenagem e construção do sistema viário a partir da Ponte da Maués interligando a Manaus Moderna até o Distrito Industrial. A previsão de entrega é dezembro de 2014.

FOTOS: CHICO BATATA/AGECOM
Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)