Reciclagem como alternativa de fonte de renda

MANAUS - Ao jogar uma embalagem no chão você já imaginou os danos causados ao meio ambiente? Pare e pense em pessoas reunidas por uma mesma causa, salvar o meio ambiente, isso mesmo, fazer um grande favor na separação, reutilização de resíduos orgânicos e inorgânicos que trazem benefícios não somente ao meio ambiente, mas também para a saúde. Esta iniciativa ajuda também na geração de emprego, no cenário socioeconômico.

Devido a acelerada multiplicação da população e o crescimento do consumismo, reciclar se tornou importante nos dias de hoje. O conceito de reciclagem consiste em reaproveitar resíduos orgânicos e inorgânicos e transformá-los em uma nova matéria prima.

A reciclagem ajuda é uma forma de minimizar o alto grau de desemprego no Brasil, uma vez que muitas pessoas encontram neste setor uma forma de sustentar suas famílias. No Brasil, existe um grande número de cooperativas de catadores de alumínio, papel e associações de reciclagem. Estes empreendimentos geram renda e movimentam a economia brasileira.

Alguns dos resíduos mais usados para reciclagem é o papel, plástico e vidro. Os materiais recicláveis são cada vez mais conhecidos em todo mundo, uma vez que a reciclagem auxilia a redução da poluição do solo, do ar e da água.

Projetos do Programa Ciência na Escola (PCE), programa financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisas do Estado do Amazonas (Fapeam), falam sobre consciência ambiental e preservação do meio ambiente, como é o caso da professora Franceli dos Santos, responsável pelo projeto 'Sustentabilidade e preservação ambiental: o destino dos resíduos do Polo Industrial de Manaus (PIM) servindo como adubo orgânico'.

De acordo com a coordenadora "o projeto serviu como base para os alunos terem conhecimento do que é a sustentabilidade e reutilização de matérias que seriam jogadas e talvez até queimadas, o que evitaria a eliminação dos mesmo e serviria para a reutilização deles, como o adubo", destaca Franceli.

Cada pessoa tem o papel de preservar o ambiente em que vive. Uma embalagem, seja ela qual for a natureza, deve ser jogada no devido lugar. Desta maneira, problemas futuros causados no meio ambiente podem ser prevenidos.

Jennifer Silva

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato